Notícia 047

Bahia Robotics Team conquista a Qualificação para a RoboCup 2014

A equipe de competições de robótica do ACSO/Uneb - Bahia Robotics Team (Bahia RT) - conquistou mais uma vez o direito de estar entre as melhores equipes do mundo em competições de robótica.

Foi divulgado na última semana o resultado do processo de qualificação para a categoria Futebol de Robôs Simulação 3D da RoboCup 2014. A lista completa de equipes qualificadas está disponível no site oficial da liga.

Entre os qualificados estão equipes do Japão, EUA, Alemanha, China, Portugal, Austrália, Paquistão, Irã, França e Brasil. A equipe Bahia RT terá a responsabilidade de ser a única equipe brasileira a representar os donos da casa na primeira vez que a competição mundial RoboCup acontece no Brasil.

Sediada em João Pessoa-PB, o evento acontecerá de 19 a 25 de julho de 2014.


RoboCup 2014 será sediada pela primeira vez no Brasil, em João Pessoa.

Campeão Brasileiro

A equipe Bahia RT sagrou-se campeã brasileira da categoria em 2013. Com mais este título para a lista de troféus conquistados desde 2007 quando disputou sua primeira RoboCup, a equipe da Uneb agora vai em busca de um feito inédito para o Brasil: tentar tornar-se Campeã Mundial de Robótica.


Troféus conquistados pelo Bahia RT em 2013.

A melhor colocação de uma equipe brasileira nas categorias destinadas a pesquisadores senior e estudantes de nível superior foi conquistada pela própria Uneb em 2009 com o inédito 3o lugar mundial na categoria Realidade Mista.


Único troféu mundial RoboCup conquistado pelo Brasil foi o terceiro lugar da Bahia RT em 2009.

Os resultados de 2013 e os trabalhos em andamento motivam o grupo a perseguir mais esta conquista inédita para o Brasil.

Futebol de Robôs Simulado 3D

A RoboCup é uma iniciativa internacional de pesquisa que tem por meta construir até meados do século XXI um time de futebol formado por robôs humanóides autônomos capaz de enfrentar e vencer a seleção campeã do mundo de humanos. Para atingir este fim, anualmente mais de 3.000 pesquisadores e estudantes oriundos de mais de 40 países reúnem-se no evento mundial RoboCup composto por um simpósio científico e as competições científicas. Neste evento, os participantes podem apresentar seus trabalhos e também testar suas equipes de robôs em competições contra as equipes dos demais participantes. O evento realizado desde 1997 é sediado a cada ano num país diferente. Em 2014 pela primeira vez será sediado na América do Sul e a sede escolhida foi o Brasil.


Robôs jogando futebol na Simulação 3D.

Dada a complexidade do desafio posto, a organização da RoboCup divide o desafio em categorias com diferentes objetivos e níveis de complexidade. Dentre as categorias que já utilizam robôs humanóides - robôs bípedes com anatomia semelhante a de um ser humano - está a categoria Futebol de Robôs Simulado 3D. Nesta categoria os robôs são simulados em um sistema de computador. São baseados em modelos de robôs reais e dão liberdade aos pesquisadores de inovar e tentar realizar tarefas que os robôs reais ainda não conseguem realizar. Movimentos como corrida, cabeceio, carrinho, entre outros comuns no futebol ainda não são realizados pelos robôs reais, mas são alvo de pesquisa desta categoria de Simulação 3D.

Ao contrário das categorias com robôs reais, na Simulação 3D os times já jogam com 11 robôs por equipe e seguem regras muito próximas do futebol real, tornando o problema muito mais complexo.

Melhores momentos da Final brasileira em 2013 entre Bahia RT x ITAndroids.

Para conquistar a qualificação para ter o direito de estar entre os melhores do mundo na categoria, as equipes candidatas enviam artigos descrevendo seu trabalho científico e evidências de que os resultados teóricos de fato estão implementados na prática. Nesta categoria isto se dá com o envio dos programas de computador que controlam os robôs contendo as implementações descritas no artigo. Apenas as melhores equipes são selecionadas para participar do mundial.

Uneb na Organização da RoboCup 2014

Além do desafio de buscar o primeiro título mundial para o Brasil, a Uneb participa ativamente da organização local deste grandioso evento. As presenças dos profs. Marco Simões e Josemar Souza no comitê organizador local das categorias Simulação 3D e RoboCup@Home são parte da relevante contribuição dada pela Uneb para o desenvolvimento da robótica brasileira.

Equipe Bahia RT - Futebol de Robôs Simulado 3D

A equipe Bahia RT é desenvolvida pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb: Alan Santos, Camila Laranjeira, Danilo Lourenço, Elizabete Reis, Emmanuel Argolo e Marco Antonio Lago sob a orientação dos professores Marco Simões e Diego Frias.

Maiores informações sobre o projeto estão disponíveis no Site do BRT.