Notícia 045

Bahia RT atropela os adversários e o ACSO sagra-se Campeão em Duas Categorias da CBR 2013

A equipe Bahia Robotics Team (BRT) do ACSO/Uneb conquistou dois troféus de Campeão na Competição Brasileira de Robótica - CBR 2013.


Delegação Campeã do Bahia RT em Fortaleza

O evento é a principal competição científica de robótica do país e aconteceu em Fortaleza-CE no período de 16 a 20 de outubro de 2013. Organizado pelo Prof. Marco Simões do ACSO/Uneb o evento contou com a participação de mais de 500 competidores distribuídos em 102 equipes. Desde estudantes do ensino fundamental até pesquisadores mestres e doutores, todos reuniram-se durante 5 dias numa experiência única. A troca de conhecimentos e possibilidade de validar na prática os resultados dos trabalhos científicos ou educacionais agrega um valor único a eventos desta natureza.

Além da elogiada organização do evento, o ACSO brilhou com o desempenho das suas equipes que trouxe, pela primeira vez, o título de Campeão em duas categorias: Futebol de Robôs Simulado 3D e Desafio de Demonstração RoboCup@Home.


Troféus conquistados pelo Bahia RT em Fortaleza.

Futebol de Robôs Simulação 3D

Esta categoria já é disputada pelo Bahia RT desde o ano de 2009. Nela, partidas com times completos formados por 11 robôs bípedes disputam em um campo simulado por computador partidas de futebol. Estão presentes desafios na área de controle inteligente de robôs, inteligência coletiva (sistemas multiagentes), inteligência artificial, percepção inteligente, entre outros.


Robôs NAO jogando futebol na Simulação 3D.

Nesta categoria são utilizados modelos simulados do robô NAO da Aldebaran Robotics. Depois de bater na trave duas vezes com o vice-campeonato latino americano em 2010 e o 3o Lugar latino americano em 2012, o Bahia RT sagrou-se pela primeira vez Campeão Brasileiro de Futebol de Robôs na Simulação 3D.

Com uma campanha irretocável, uma defesa que não sofreu gols na competição e um ataque que marcou 52 gols (média 7,43 gols/jogo), o Bahia RT desbancou na final o campeão brasileiro e latino-americano do ano passado - o ITAndroids do ITA-SP - goleando-os por 5x0.

Melhores momentos da Final entre Bahia RT x ITAndroids.

Segue a campanha completa do Bahia RT no Futebol Simulado 3D:

Primeira Rodada

  • Bahia RT 8x0 Warthog (USP)
  • Bahia RT 5x0 ITAndroids (ITA)

Segunda Rodada

  • Bahia RT 9x0 Warthog (USP)
  • Bahia RT 4x0 ITAndroids (ITA)

Terceira Rodada

  • Bahia RT 7x0 Warthog (USP)
  • Bahia RT 6x0 ITAndroids (ITA)

Final

  • BahiaRT 5x0 ITAndroids (ITA)

Terminada a CBR, o tempo para comemorar é muito curto. Com este crescimento no desempenho da equipe, os pesquisadores e estudantes do ACSO concentrarão esforços para conquistar a qualificação para o mundial da categoria durante a RoboCup 2014 que será sediada pela primeira vez no Brasil (em João Pessoa-PB). A meta é não somente qualificar mas conquistar um bom desempenho no mundial para alcançar as principais equipes do mundo na categoria.

RoboCup@Home

Ao lado do futebol de robôs bípedes, esta categoria é um dos destaques da iniciativa RoboCup. São apresentados desafios para serem resolvidos por robôs de serviços domésticos. Remontando boa parte da ficção científica do século passado, os robôs são desafiados a realizar limpeza, cuidar de plantas, cozinhar, servir convidados dentre outras tarefas sempre obedecendo e reconhecendo os humanos e interagindo de forma natural com os mesmos.


Robô Campeão ao lado dos seus desenvolvedores

Reconhecimento de faces, manipulação fina de objetos, deslocamento em ambiente domésticos sem colidir com obstáculos, adaptação às mudanças no ambiente, reconhecimento e síntese de voz são alguns dos desafios presentes nesta categoria.

A categoria nunca foi disputada na Competição Brasileira e este ano foi lançado um primeiro desafio visando criar as primeiras equipes nacionais neste desafio. O Bahia RT foi um dos 4 times que respondeu ao desafio lançado. Após a primeira avaliação, apenas o Bahia RT e a equipe UFMG@Home atingiram os requisitos mínimos para a disputa da categoria.

Em uma prova as duas equipes tiveram oportunidade de apresentar as habilidades dos seus robôs. O robô da equipe Bahia RT é um protótipo em desenvolvimento visando a participação no mundial de 2014. Até o momento algumas das habilidades como síntese de voz, reconhecimento de voz e reconhecimento de face ja estão implementadas. O desafio "siga-me" foi um dos que mais chamou a atenção do público presente. Trata-se de um desafio onde o robô segue com a cabeça o humano mais próximo dele.

Melhores momentos da competição RoboCup@Home na CBR 2013.

Após as apresentações das duas equipes, os árbitros declararam o Bahia RT como o primeiro campeão brasileiro da RoboCup@Home. Com 73 pontos contra 20 pontos do robô mineiro, o Bahia RT completou a façanha de trazer dois troféus máximos numa mesma edição da competição.

A meta para a CBR foi cumprida e ratifica a capacidade do grupo para conseguir tornar-se a primeira equipe nacional na categoria.

Outras Categorias

Mesmo sem trabalhar durante 1 ano inteiro no robô, o Bahia RT ainda conseguiu ficar em quinto lugar na categoria IEEE Open e por muito pouco não foi à final. Na categoria Corrida de robôs humanóides não foi possível participar devido à não conclusão em tempo do processo de aquisição dos robôs NAO, restando aguardar a conclusão do mesmo para buscar o desafio de ser a primeira equipe brasileira na liga de futebol de robôs em plataforma padrão.

Estado da Bahia foi Destaque

A CBR 2013 teve entre seus destaques a presença baiana. Além da organização geral do evento pelo Prof. Marco Simões, dois coordenadores de categoria vieram do estado: o prof. Josemar Souza do ACSO e Adailton Junior egresso do ACSO. Somando-se aos dois títulos conquistados pelo Bahia RT duas outras equipes baianas conquistaram titulos nas categorias dedicadas ao ensino fundamental e médio. Com um total de 4 títulos, a Bahia foi o segundo estado que mais venceu, ficando atrás apenas de São Paulo com 5 títulos. No site do evento é possível conferir todos os resultados.

Iniciativas como a Olimpiada Brasileira de Robótica (OBR) 2013 que desde este ano de 2013 é organizada na etapa regional Bahia pelo ACSO, estimulam e atraem os jovens estudantes baianos para eventos como a CBR, gerando o bom desempenho do Estado no mesmo.


Participantes da OBR 2013 organizada pelo ACSO em Salvador.

A equipe Bahia RT é desenvolvida pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb: Lorena Pereira, Emmanuel Argolo, Alan Santos, Danilo Lourenço, Alan Deivite, Flávio Sapucaia e Leone Jesus sob a orientação dos professores Marco Simões, Josemar Souza e Diego Frias.

Maiores informações sobre o projeto estão disponíveis no Site do BRT.