Notícia 109:

Uneb/ACSO organiza nova edição do BRAHUR/BRASERO para reunir a comunidade de robôs humanoides e de serviço

Pelo segundo ano consecutivo, o ACSO está responsável pela organização do BRAHUR/BRASERO 2021 - IV Brazilian Workshop of Humanoid Robots and V Brazilian Workshop on Service Robotics. Depois do sucesso da edição 2020, o evento teve sua organização novamente delegada para a Uneb. Os pesquisadores do ACSO contam com o apoio do CNPq, da IEEE Robotics & Automation Society(RAS) e da RoboCup Brasil.

O BRAHUR/BRASERO visa reunir a comunidade de pesquisadores e instituições que trabalham com robôs em diferentes segmentos. O objetivo desses workshops é fomentar a troca de experiências e aproveitar conjuntamente os resultados obtidos por cada grupo de pesquisa para acelerar o avanço da área. Em todas as edições, o BRAHUR/BRASERO notabilizou-se não só pela reunião da comunidade brasileira de robótica, mas também pela presença de vários participantes estrangeiros. A universalização da troca de conhecimentos é uma marca do BRAHUR/BRASERO.

A chamada para envio de trabalhos já foi lançada. No ano passado, os anais do evento foram publicados formalmente com ISBN e DOI, tornando-se uma excelente oportunidade para estudantes e pesquisadores divulgarem suas pesquisas. Os três melhores trabalhos foram premiados com certificados exclusivos.

A organização do evento conta com os pesquisadores do ACSO: Ana Patricia Fontes Magalhães Mascarenhas, Adailton de Jesus Cerqueira Junior, Jorge Alberto Prado Campos, Josemar Rodrigues de Souza, Marco A C Simões e Robson Marinho da Silva. Completam o time os professores Paulo Drews (FURG), Rodrigo Guerra (UFSM) e Tiago Nascimento (UFPB). A programação será atualizada ao longo das próximas semanas e deverá incluir palestrantes nacionais e internacionais, sessões técnicas de apresentação de trabalhos e demonstrações ao vivo de robôs.

O evento será inteiramente virtual, como no ano passado, considerando a continuidade da situação de pandemia pela qual atravessa o planeta.