Notícia 095:

ACSO/BahiaRT é HEXACAMPEÃO BRASILEIRO de Futebol de Robôs

Terminou ontem (10/11/2018) em João Pessoa-PB, a Competição Latinoamericana e Brasileira de Robótica (LARC/CBR). A equipe de competições científicas do ACSO/Uneb - Bahia Robotics Team (BahiaRT) - conquistou o título de HEXACAMPEÃ BRASILEIRA em Futebol de Robôs na modalidade RoboCup 3D Soccer Simulation. Na grande final, o BahiaRT enfrentou a equipe paulista do ITAndroids do conceituado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP). A equipe baiana venceu a final por 2x0 conquistado o sexto troféu consecutivo na categoria.


O BahiaRT venceu o ITAndroids por 2x0 e sagrou-se Hexacampeão Nacional.

A competição deste ano foi bastante equilibrada. As três melhores equipes brasileiras obtiveram qualificação para estar em João Pessoa-PB: BahiaRT, ITAndroids e UTBots (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR). A estas equipes juntou-se uma equipe internacional convidada FCPortugal das Universidades do Porto e Aveiro. A equipe portuguesa participa junto com as três brasileiras em um torneio paralelo: RoboCup Brazil Open. O FCPortugal é a terceira melhor equipe do mundo e sua participação eleva a qualidade da competição.


Instante em que o BahiaRT marcou o segundo gol na partida final garantindo o título de campeão.

Na primeira fase, todas as equipes se enfrentaram. O BahiaRT derrotou o UTBots por 5x0 e o FCPortugal por 1x0. O BahiaRT obteve ainda um empate em 1x1 com o ITAndroids, terminando em primeiro lugar nesta fase.

No dia seguinte foram disputadas duas fases, uma pela manhã e outra pela tarde. Na segunda rodada, o BahiaRT venceu o UTBots por 6x0, mas conheceu suas primeiras derrotas na competição, perdendo por 1x0 para o ITAndroids e 2x0 para o FCPortugal. Na terceira e última rodada da fase classificatória, o BahiaRT venceu o UTBots por 5x0, ficou no empate em 0x0 com o ITAndroids e perdeu por 1x0 para o FCPortugal.

Ao final das três rodadas, o BahiaRT classificou-se com 14 pontos para disputar a final da LARC/CBR contra o ITAndroids. Em uma final emocionante a equipe BahiaRT conseguiu vencer por 2x0 a equipe do ITAndroids e sagrou-se campeão brasileiro 2018 na modalide RoboCup 3D Soccer Simulation.


Cerimônia de premiação com a entrega do troféu de campeão brasileiro.

Os professores Marco Simões e Josemar Souza representaram a equipe na cerimônia de premiação recebendo o troféu de campeão brasileiro. Os estudantes que trabalham na construção do software de controle de robôs do time de futebol não puderam estar presentes (ver: Notícia 093).


Trofeu de Campeão Brasileiro conquistado pelo BahiaRT.

Com os resultados da LARC/CBR o ACSO encerra o ano com muitas conquistas que elevam ainda mais o nível de qualidade da pesquisa científica da Uneb, inclusive em âmbito internacional. O Hexacampeonato Brasileiro recém-conquistado, junta-se ao quarto lugar no mundial RoboCup conquistado em Montreal, Canadá no meio do ano. Além disto uma série de publicações científicas e artigos premiados completam o quadro de conquistas do grupo de pesquisa. Em 2019, o ACSO estará ainda mais forte seja nos eventos e periódicos científicos, seja onde se faz ciência na prática: nas competições científicas de robótica.