Notícia 093:

Ciência Baiana viaja em busca do Sexto Título Nacional em Robótica Inteligente

A equipe de competições científicas em robótica e inteligência artificial do ACSO - Bahia Robotics Team (BahiaRT) - embarcará na próxima segunda-feira, 05/11/2018, rumo a João Pessoa para representar o Estado da Bahia na maior competição científica de robótica e inteligência artificial da América Latina. A XVII Latin American Robotics Competition (LARC) acontece em conjunto com a XVI Brazilian Robotics Competition (CBR) no Centro de Convenções de João Pessoa de 6 a 10 de novembro de 2018.


O Centro de Convenções de João Pessoa sediará o maior evento de robótica da América Latina.

Além das competições científicas para robôs, o evento reúne Simpósios Científicos, Workshops e Cursos em diversas especialidades da Robótica e Inteligência Artificial. Mais de uma centena de Cientistas, Professores e Estudantes de todos os estados brasileiros e de alguns países da América Latina estarão reunidos durante 5 dias realizando reuniões científicas, coleta e análise de dados de pesquisa, intervenções em protótipos robóticos, competições, oficinas dentre várias atividades em prol do desenvolvimento científico do continente.

Dentre os diversos desafios científicos apresentados, um dos principais é o futebol de robôs. Eleito desde o final dos anos 90 como um dos grandes desafios para a inteligência artificial para o século XXI, o futebol de robôs representa todos os grandes problemas reais em aberto como veículos autônomos, times de robôs aplicados à logística, indústria, construção civil, automação residencial, etc.


O Futebol de Robôs Simulados é um grande desafio global para a Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina.

A equipe Unebiana irá disputar o desafio Futebol de Robôs Simulados 3D. No desafio de futebol de robôs, a Uneb é a atual PENTACAMPEÃ NACIONAL. Conquistando os títulos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, a Uneb tomou a hegemonia da categoria que antes pertencia à equipe ITAndroids do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-SP). Agora a Uneb irá em busca do HEXACAMPEONATO NACIONAL e do PENTACAMPEONATO LATINOAMERICANO.


Equipe BahiaRT do ACSO/Uneb é a atual Pentacampeã Brasileira em Futebol de Robôs.

Delegação reduzida por falta de Apoio Financeiro da direção do DCET-I

Durante 12 anos, as pesquisas do ACSO levaram à conquista do respeito da Uneb como uma das mais importantes Universidades atuante na pesquisa científica em robótica e inteligência artificial do Brasil. Com parcerias em diversos estados do Brasil e diversos países do mundo, a comunidade da área reconhece e respeita os resultados alcançados até aqui pela Uneb e confia na sua continuidade para os próximos anos. Atualmente, dois pesquisadores da Uneb integram o Conselho de Curadores da RoboCup Brasil, entidade responsável por definir os rumos e manter a pesquisa em robótica e inteligência artificial no país.

Este ano o ACSO não conta com o apoio financeiro da Uneb para participar do evento. Os pedidos de passagens e custeio de viagem foram negados pelo diretor do Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I alegando insuficiência de disponibilidade financeira. Por este motivo, nenhum estudante da Uneb irá integrar a delegação que vai a João Pessoa. Os professores Josemar Rodrigues de Souza e Marco A. C. Simões irão representar a Universidade participando das competições, das diversas reuniões da RoboCup Brasil, Sociedade Brasileira de Computação e IEEE Robotics Automation Society. Além disto estarão responsáveis por apresentar dois artigos científicos do ACSO aprovados para publicação no maior simpósio científico da América Latina: Latin American Robotics Symposium (LARS), evento classificado no Qualis/CAPES e indexado no repositório científico IEEE Xplore.

A ausência dos bolsistas de IC do ACSO em João Pessoa trará prejuízos irreparáveis aos seus projetos de pesquisa já que a coleta de dados e as possibilidades de intervenção para novas coletas serão perdidas reduzindo e prejudicando fatalmente os resultados destes projetos em andamento.

Apesar do contexto, os representantes baianos farão o possível para continuar mantendo a tradição e dignidade da ciência baiana perante a comunidade Latinoamericana e lutarão para trazer o sexto troféu consecutivo de Campeão Brasileiro em Futebol de Robôs.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.