Notícia 061

BahiaRT é a melhor equipe brasileira na RoboCup 2015 !

Pelo segundo ano consecutivo, a equipe de competições científicas do ACSO - BahiaRT - tem o melhor desempenho dentre as equipes brasileiras na Copa do Mundo de Robótica: RoboCup 2015. Em 2014, o BahiaRT já foi a melhor equipe brasileira com o quinto lugar empatado com a equipe chinesa SEU_Jolly na categoria Futebol de Robôs Simulação 3D.


Delegação da Uneb é a melhor representante brasileira na China: Elizabete, Sergio, Fagner, Josemar, Camila, Adailton, Marco, Flavio e Alan (da esq. para a dir.).

Neste ano, na mesma categoria, o BahiaRT melhorou e atingiu o 4o Lugar na competição mundial. Única equipe brasileira a chegar as semifinais, o BahiaRT evoluiu no seu desempenho num ano em que o nível técnico da competição como um todo cresceu bastante.

Durante o evento os pesquisadores do ACSO foram procurados por diversos pesquisadores que compõem a alta hierarquia da RoboCup Federation (trustees) para parabenizá-los pelo desempenho do BahiaRT. Foram informados que todos no evento estavam comentando o bom desempenho da equipe. Este feedback é muito importante para ratificar a qualidade do trabalho desenvolvido no ACSO.

Futebol de Robôs - Simulação 3D

Nesta categoria, são disputadas partidas de futebol de robôs entre equipes formadas por 11 robôs bípedes em um ambiente simulado por computador. Por tratar-se de uma categoria simulada, não são utilizados robôs reais, mas modelos de robôs mais avançados que serão usados no futuro. Na prática, esta categoria desenvolve o conhecimento necessário que será aplicado na inteligência artificial dos robôs bípedes reais num futuro próximo. Portanto, esta modalidade da RoboCup está um estágio à frente das categorias físicas com robôs reais nos aspectos de software e inteligência artificial.

Por este motivo, nas categorias simuladas as partidas de futebol se parecem mais com o futebol real. São as únicas categorias a utilizar times com 11 robôs e possuem regras muito próximas do futebol real. Neste ano, grande parte das equipes desenvolveu estratégias de passes e lançamentos de longa distância, gerando partidas muito mais dinâmicas e realistas, provocando uma enorme ascensão no nível técnico da competição. O BahiaRT também utilizou esta estratégia, especialmente nos lances de bola parada como tiros de meta e laterais. O video a seguir mostra situações em que esta jogada gerou vantagem para a equipe.


BahiaRT utiliza estratégia de lançamentos longos para marcar os gols do triunfo diante do FCPortugal na fase de estréia da competição

O BahiaRT iniciou a competição de forma brilhante surpreendendo a diversas boas equipes da categoria. Após a qualificação, 12 equipes chegaram para disputar o mundial. Além do BahiaRT, 2 equipes dos EUA, 1 equipe do Japão, 1 equipe de Portugal, 1 equipe da Alemanha, 4 equipes da China e mais uma outra equipe brasileira (ITAndroids do ITA-SP) disputaram o mundial em Hefei.

Na primeira etapa de balanceamento de grupos (fase zero), o BahiaRT terminou em 1o Lugar no seu grupo, superando equipes que ficaram em segundo e quarto lugar no mundial do ano anterior. A partir desta primeira fase, o desempenho do BahiaRT chamou a atenção dos principais concorrentes que passaram a estudar o estilo de jogo da equipe. As fases seguintes foram bastante equilibradas. Na primeira fase eliminatória, o BahiaRT classificou-se para a fase seguinte em segundo lugar em seu grupo. A cada etapa a disputa foi ficando mais acirrada e na segunda fase eliminatória o BahiaRT classificou-se em terceiro lugar no seu grupo.

Na terceira fase eliminatória restavam apenas 8 equipes divididas em dois grupos de 4. Esta é uma das fase mais difíceis pois restam apenas equipes de alto nível e apenas 4 - 2 de cada grupo - classificam-se para as semifinais. Desde 2010, quando o BahiaRT conquistou o quarto lugar na categoria realidade mista, uma equipe brasileira não chegava às semifinais de uma das categorias senior de futebol de robôs da RoboCup. Coube ao BahiaRT repetir a façanha classificando-se em segundo no seu grupo e chegando mais uma vez às semifinais.

Até este momento, o BahiaRT tinha a terceira melhor defesa da competição com apenas quatro gols sofridos em 16 jogos. Apesar de ser uma das equipes mais difíceis de ser batida na competição até o momento, o ataque não estava funcionando de forma satisfatória. A equipe trabalhou durante toda a madrugada antes das semifinais na tentativa de melhorar o desempenho. Mas não foi suficiente. Na semifinal, a equipe foi derrotada pelos japoneses FUT-K e na decisão do terceiro lugar foi derrotado pelo FCPortugal.


Poucas horas de sono e muita dedicação durante todo o evento, foram a chave para levar o BahiaRT a ficar entre os 4 melhores do mundo !

Na avaliação geral, esta foi a melhor participação da equipe na categoria de futebol de robôs nos últimos cinco anos. Além do grande progresso nos últimos dois anos (17o em 2013 e 5o em 2014) neste ano foi possível um diagnóstico muito preciso das vulnerabilidades presentes no time. Este diagnóstico preciso servirá de base para o planejamento de projetos para os próximos anos visando a continuidade da melhoria da equipe até chegar ao topo do ranking mundial - feito ainda não conquistado por brasileiros. Estes projetos também irão gerar novos conhecimentos e publicações científicas cada vez mais relevantes para o ACSO.

Robôs de Serviços - RoboCup@Home

Nesta categoria, os robôs são desafiados a executar tarefas num cenário que imita uma residência tradicional com cômodos como cozinha, sala, quartos, etc. Diversos desafios são apresentados aos robôs durante toda a competição. Até este ano, nunca uma equipe brasileira havia conseguido sequer qualificar-se para disputar o mundial nesta categoria. O BahiaRT juntamente com a equipe pernambucana Cesar Voxar Labs tiveram a honra de inaugurar a participação brasileira em mundiais nesta categoria. Mas coube ao BahiaRT ser a equipe brasileira melhor classificada no ranking final da competição.

Além de superar a equipe pernambucana, o BahiaRT superou ainda equipes da Alemanha e China para terminar na 13a Colocação.

O robô BILL lançado no início do ano pelo ACSO foi utilizado pelo BahiaRT nesta categoria. Para transportar o robô foi necessário desmontá-lo no Brasil e remontá-lo na China. Isto já apresenta um grande desafio em ter o robô pronto para funcionamento no primeiro dia da competição. Apesar de alguns fusíveis queimados e substituídos, tudo correu bem e BILL estava pronto para competir.


BILL estréia novo visual na RoboCup 2015

O BahiaRT pontuou bem na sessão de pôsteres, na prova do RoboZoo e na prova de manipulação e reconhecimento de objetos. No RoboZoo, o robô deve entreter o público visitante que irá votar na aparência e funcionalidade dos robôs que se apresentam. BILL - estreando parte do seu novo visual - conseguiu angariar muitos votos fazendo o conhecido jogo dos copinhos. Aquele jogo em que uma bola é escondida em um dentre 3 copos que são embaralhados e depois BILL tinha que acerta em qual copo estava. BILL acertou quase todas as vezes e divertiu bastante crianças e adultos com a brincadeira.

Na prova de manipulação e reconhecimento de objetos, diversos objetos são colocados sobre uma mesa na cozinha e ao robô é solicitado que identifique e pegue alguns dos objetos colocados. BILL consegui realizar bem a prova conquistando a 4a melhor pontuação na prova.


Intensos testes realizados para ajustar a navegação de BILL para as provas.

Duas provas que BILL estava pronto para realizar não funcionaram bem: navegação no ambiente da casa e interação com humanos por voz. Estas falhas deixaram BILL de fora do segundo estágio da competição, terminando na 13a Colocação.


Muito trabalho para ajustar e calibrar todos os algoritmos e hardware.

Como avaliação geral o resultado é muito bom. É raro que equipes estreantes obtenham desempenho tão bom nas provas. O BahiaRT ficou a apenas 3 posições de conseguir a classificação para o segundo estágio. A experiência e aprendizado servirão de base para estruturar os projetos futuros e as novas versões de BILL visando continuar ascendendo também nesta categoria em direção ao topo do ranking mundial.

Em breve divulgaremos aqui e na nossa página no Facebook mais fotos, videos e informações sobre a participação do BahiaRT na RoboCup 2015.

Para maiores informações sobre o BahiaRT visite sua página oficial.