Notícia 049

Equipe Baiana conquista o melhor desempenho dentre as equipes brasileiras na RoboCup 2014

Finalizadas as competições da copa do mundo de robótica - RoboCup 2014 - no último dia 24 de julho em João Pessoa-PB, a equipe Bahia Robotics Team (Bahia RT) do ACSO/Uneb conquistou o melhor desempenho dentre as equipes brasileiras que disputaram as categorias Major voltadas para estudantes de nível superior e pesquisadores senior. Participando da categoria Futebol de Robôs Simulação 3D (3D Simulation), o Bahia RT conquistou o 5o Lugar no ranking geral da competição de futebol - melhor dentre todas as equipes brasileiras nas categorias Major.

Além da competição principal de cada categoria, as categorias oferecem ainda desafios técnicos/científicos que estimulam os times a superarem os limites do estado da arte dentro de cada categoria. Na Simulação 3D foram disputados 3 desafios técnico-científicos:

  • Free Challenge - onde as equipes apresentam e demonstram na prática em 5 minutos suas principais contribuições científicas.
  • Run Challenge - desafio onde as equipes são estimuladas a conseguir fazer que robôs bípedes possam correr de forma análoga a humanos.
  • Drop-in challenge: desafio onde são disputadas partidas de futebol por times formados por jogadores de equipes diferentes. O desafio é promover a cooperação entres robôs que não conhecem a inteligência artificial dos seus companheiros.

O Bahia RT ficou em 4o Lugar no Free Challenge onde apresentou sua pesquisa para realização de passes inteligentes por robôs bípedes.

No ranking geral dos desafios técnico-científicos, o Bahia RT ficou em 6o Lugar (de um total de 12 participantes) no primeiro ano em que participou destes desafios.


Delegação Unebiana na RoboCup 2014.

A Competição

Além do Bahia RT representando o Brasil, disputaram a competição 2 equipes dos EUA, 2 da China, 2 do Japão, 1 de Portugal, 1 da Alemanha, 1 da França, 1 da Austrália e 1 do Irã. A lista oficial de times, resultados e ranking final pode ser vista no site do evento.

A equipe Bahia RT marcou 38 gols e sofreu apenas 9 consolidando-se como 3o melhor ataque e 5a defesa menos vazada da competição.


Robôs jogando futebol na Simulação 3D.

A competição foi organizada em 3 fases de grupos. Na 1a fase, os grupos foram sorteados tendo como cabeça de chave os dois melhores times do mundial de 2013 presentes na competição de 2014 - UT Autin Villa (vice-campeão 2013) e FC Portugal(3o Lugar em 2013). Esta fase é conhecida como seeding round ou Round 0 e serve apenas para equilibrar os grupos da fase seguinte. Nenhuma equipe é eliminada nesta fase. O Grupo B onde se encontrava o Bahia RT precisou de duas partidas extras para definir o primeiro colocado, uma vez que Bahia RT e FC Portugal empataram em todos os quesitos em 1o Lugar. Nas partidas extras, um empate em 1x1 e depois um triunfo dos portugueses por 3x0 deixaram o Bahia RT num excelente 2o Lugar.

Na 2a Fase (Round 1), as equipes são distribuídas em dois grupos de 6 a partir da classificação da fase anterior. Quatro equipes de cada grupo se classificaram para a fase seguinte. No grupo C, o Bahia RT classificou-se em 3o Lugar para a fase seguinte.

A 3a Fase (Round 2) ou quartas-de-final é formada por 2 grupos de 4 onde apenas 2 de cada grupo se classificam para as semifinais. No grupo E, o Bahia RT sofreu apenas 1 gol em toda a Fase ficando com o 3o Lugar no grupo e perdendo a vaga nas semifinais para a americana RoboCanes por um único gol de diferença. No ranking final, o Bahia RT ficou em 5o Lugar empatado com os chineses do SEU_Jolly.


Melhores momentos da equipe BahiaRT na RoboCup 2014.

Esta foi a melhor colocação da equipe Bahia RT em mundiais nesta categoria de Simulação 3D (outros resultados superiores já foram obtidos no passado em outras categorias).

Avanços da Equipe

Conforme o planejamento da equipe, o grande objetivo científico era validar o projeto de realização de passe tático, ou seja, implementar jogadas de passe que de fato representassem vantagem tática para o time em determinadas situações de jogo. Em diversos momentos isto pôde ser visualizado, em especial nas cobranças de tiro de meta, laterais e escanteios e em algumas situações com bola rolando.

Outra situação que se desenvolveu durante a própria competição foi a criação de um sistema de marcação a partir testado a partir das quartas-de-final com muita eficácia. Para evitar os chutes fortes praticados por diversas equipes, foi criado um mecanismos de marcação apertada que impede a realização de tais chutes, roubando a bola do adversário antes que o mesmo consiga concluir os chutes. Esta sequência pode ser observada especialmente na partida contra a equipe UT Austin Villa que terminou sagrando-se campeã invicta com 2 empates e 13 triunfos, sendo que 1 dos empates foi justamente contra o Bahia RT validando com louvor o novo modelo computacional de marcação criado durante o evento.

O video acima de melhores momentos da equipe na competição ilustra alguns destes lances de defesa e passes, além de alguns gols importantes do Bahia RT.

ACSO brilha na organização da RoboCup 2014

Além de participar da competição com grandes avanços conforme já comentando antes, o ACSO/UNEB deu relevante contribuição para a realização da RoboCup 2014.

Na liga RoboCup@Home - composta por desafios para robôs de serviços domésticos - o Prof. Josemar Souza fez parte do comitê organizador (Organization Committee - OC) e o mestrando egresso do curso de Sistemas de Informação da UNEB e do ACSO - Fagner Pimentel foi seu auxiliar como co-local chair. O excelente trabalho realizado foi reconhecido através de matérias na imprensa nacional (ver outros links na página principal do ACSO) e internacional levando esta liga a tornar-se uma das que mais repercutiram entre os jornalistas que cobriram o evento.

No Futebol de Robôs - Simulação 3D, o Prof. Marco Simões foi Local Chair implementando toda a infraestrutura local da categoria definida pelo OC apoiado pelo mestrando egresso do curso de Sistemas de Informação da UNEB e do ACSO Adailton Junior na função de co-Local Chair. O trabalho foi reconhecido pelo OC e pelos comitês executivos e técnicos da categoria resultando na eleição do Prof. Marco Simões para compor o comitê técnico (Technical Committee - TC) da categoria para a RoboCup 2015. Esta eleição conta com a participação de todos os times e o Prof. do ACSO foi eleito em primeiro lugar com 7 votos, seguido do Prof. Luis Paulo Reis de Portugal com 6 votos. Os dois integrarão o TC da categoria para a RoboCup 2015 e serão responsáveis por decidir os avanços e desafios científicos que serão apresentados às equipes. Os representantes das equipes americana UT Austin Villa e francesa L3M-SIM tiveram menos votos e não foram eleitos.

Ao final da competição o comitê executivo da categoria convidou o Prof. Marco Simões e o Bel. Adailton Junior para formarem o comitê organizador (OC) da categoria na RoboCup 2014. Assim, no próximo ano a organização desta categoria durante o mundial que será realizado em Hefei, China ficará sob a responsabilidade do ACSO/Uneb.

Equipe Bahia RT - Futebol de Robôs Simulado 3D

A equipe Bahia RT é desenvolvida pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb: Alan Santos, Camila Laranjeira, Elizabete Reis, Emmanuel Argolo, Marco Antonio Lago, Sergio Souza Jr. e Bárbara de Tarso sob a orientação dos professores Marco Simões, Josemar Rodrigues de Souza e Diego Frias.

Maiores informações sobre o projeto estão disponíveis no Site do BRT.