Notícia 060

Malas Prontas !

Na próxima segunda-feira - 13 de julho de 2015 - a equipe BahiaRT embarca para Hefei na China para representar o Brasil na RoboCup 2015. A RoboCup é a principal competição científica de robótica no planeta, também conhecida como A Copa do Mundo dos Robôs. Pesquisadores e estudantes de mais de 50 países reunem-sem em disputas de futebol de robôs, resgate de vítimas, robôs de serviços, entre outros.

Para participar da RoboCup uma equipe precisa conquistar a vaga através do processo de qualificação que ocorre no primeiro trimestre do ano. O BahiaRT qualificou-se para representar o Brasil em duas categorias: Futebol de Robôs Simulados 3D e RoboCup@Home.


Delegação da Uneb que embarca para a China: Fagner, Bill (o robô), Flavio, Josemar, Marco, Camila, Alan, Leone, Elizabete, Adailton e Sergio (da esq. para a dir.).

Na categoria de Futebol de Robôs Simulados 3D, a competição se passa num campo de futebol simulado por um sistema distribuído de computadores onde robôs bípedes diputam partidas de futebol em formato similar a uma copa do mundo de futebol. As categorias simuladas são as únicas em que os times chegam a ter 11 robôs por equipe e nesta modalidade são desenvolvidos algorimtos e técnicas de inteligência artificial que irão controlar os robôs da próxima década. Por estar um passo à frente que as categorias de futebol de robôs reais, nas competições de simuladores as partidas possuem maior proximidade com as regras e dinâmica de um jogo de futebol real.

O BahiaRT conquistou o quinto lugar no mundial do ano passado no Brasil (João Pessoa, PB) e sagrou-se campeão da competição aberta de Portugal neste ano de 2015, superando a equipe local que foi a quarta colocada no mundial do ano passado.

Com a evolução do time nos últimos doze meses, a equipe irá brigar por uma vaga na final da competição mundial deste ano e - quem sabe - por um inédito título de campeão do mundo para o Brasil.

Na categoria RoboCup@Home, robôs reais disputam provas de serviços em ambiente domésticos. São robôs capazes de interagir com seres humanos em linguagem natural e servi-los nas suas mais diversas necessidades como: limpeza de casas, cozinhar, lavar louças, servir convidados, ajuda em emergências, etc. Nunca uma equipe brasileira havia conquistado qualificação para esta categoria. Coube ao BahiaRT juntamente com outra equipe pernambuncana a honra de serem as duas primeiras equipes brasileiras a qualifcar-se para esta modalidade.

A equipe BahiaRT irá levar seu robô Bill para tentar disputar o mundial pela primeira vez buscando uma colocação pelo menos entre os dez primeiros do mundo. Atualmente a equipe já detém um título nacional (2013) e um vice-campeonato latino-americano (2014).

O evento acontecerá de 17 a 23 de julho e durante toda a viagem serão postadas notícias, fotos e videos sobre o evento e a participação do BahiaRT na página oficial da equipe no Facebook.

O ACSO e toda a equipe BahiaRT agradece o apoio incondicional recebido do DCET-1 através do seu diretor Prof. Daniel Góes, do seu coordenador administrativo Rodrigo Silva e toda a equipe de servidores e colaboradores do departamento pelo essencial apoio na viabilização desta jornada. Agradecemos ainda ao Magnífico Reitor José Bites de Carvalho e à Vice-reitora Carla Liane Nascimento Santos pelo apoio dado a esta iniciativa através do Gabinete da Reitoria e toda sua equipe e das Pró-Reitorias e Secretarias envolvidas - PROAD, SERINT, PROJUR, PGDP, PPG, PROGRAD - na agilização da tramitação dos processos para viabilizar a viagem do BahiaRT à China. Esperamos retornar com conquistas e boas notícias para nosso país e nossa Uneb.

Para maiores informações sobre o BahiaRT visite sua página oficial.