Notícia 056

BahiaRT Conquista Qualificação em Duas Categorias para a RoboCup 2015

A última semana foi repleta de boas notícias para os pesquisadores e estudantes que integram a iniciativa BahiaRT do ACSO. Foram divulgados os resultados do processo de qualificação para participar da RoboCup 2015 - principal competição científica de robótica no mundo.

A equipe BahiaRT conquistou a qualificação e o direito de representar o Brasil em duas modalidades: Futebol de Robôs Simulação 3D e RoboCup@Home (Robôs de Serviços).

A RoboCup é um evento anual itinerante organizado pela RoboCup Federation desde 1997. Anualmente, milhares de pesquisadores e estudantes de todo o planeta reúnem-se para confrontar seus robôs e experimentos em desafios diversos na área de robótica. Devido à grande procura, o evento é precedido de uma etapa de qualificação em que as equipes submetem suas propostas e trabalhos para serem selecionados por uma comissão avaliadora. Conquistar a qualificação para a RoboCup já é uma meta difícil e bastante desafiadora para os pesquisadores.

Em 2015, a RoboCup acontecerá na cidade de Hefei na China no mês de julho. E o BahiaRT estará lá representando o ACSO/Uneb, o Estado da Bahia e o Brasil.

Futebol de Robôs

O Futebol de Robôs é considerado um dos mais importantes desafios padrão do atual século para a Inteligência Artificial e Robótica. Os mesmos desafios tecnológicos e científicos presentes em grandes problemas reais - como veículos autônomos, robôs domésticos, robôs industriais, veículos aéreos não tripulados, etc - estão presentes no futebol de robôs. Entretanto, neste desafio os custos e riscos são menores, permitindo aos pesquisadores avançarem e ousarem mais nos experimentos e propostas. Ao resolver o desafio do futebol, por tabela, diversos problemas reais serão resolvidos pela ciência.

A RoboCup divide este desafio em várias categorias ou ligas. Uma delas é denominada simulação 3D. Nesta modalidade, robôs bípedes (humanóides) reais são simulados em um ambiente computacional tridimensional, permitindo experimentar novos algoritmos e estratégias de controle e inteligência artificial.


Melhores Momentos do BahiaRT na RoboCup 2014

O BahiaRT atingiu o 5o Lugar na RoboCup 2014 nesta categoria. Foi o melhor desempenho dentre as equipes brasileiras em categorias senior (voltadas ao ensino superior e pesquisadores graduados) do evento. Além disto, acumula dois títulos de campeão brasileiro consecutivos (2013 e 2014) e um de campeão latino americano (2014). Este histórico aliado aos projetos científicos em andamento, garantiram a qualificação da equipe para a RoboCup 2015.


Jogada ensaiada para marcar gols na saía de bola será uma das armas do BahiaRT na RoboCup 2015.

Para o evento deste ano o grupo está trabalhando em melhorias como jogadas ensaiadas, aperfeiçoamento do sistema de defesa, passe e habilidades básicas. O grupo pretende mais uma vez tentar atingir um dos 3 lugares mais altos no pódio trazendo para o Brasil um dos cobiçados troféus da RoboCup.

Robôs de Serviços

A outra modalidade em que a equipe BahiaRT conquistou a qualificação foi a RoboCup@Home. Nesta categoria o desafio é centrado no uso de robôs de serviços atuando num ambiente doméstico. Robôs capazes de servir ao homem - interagindo em linguagem natural - em diversas atividades como cozinhar, lavar, limpar, servir convidados, prestar socorro, etc.


Video de Qualificação do BahiaRT para a RoboCup2015

Esta é uma das categorias mais disputadas da RoboCup e até este ano nunca uma equipe brasileira havia conquistado a qualificação. Após um trabalho árduo de mais de 6 anos, coube ao BahiaRT - juntamente com uma equipe pernambucana - a honra de ser um dos primeiros brasileiros a qualificar para a RoboCup@Home.

Com o título de campeão brasileiro em 2013 e de vice-campeão brasileiro e latino americano em 2014, o BahiaRT irá debutar em nível mundial buscando uma colocação entre os dez primeiros do ranking mundial.


Robô Bill representará o BahiaRT na RoboCup 2015 na China

Para a qualificação, foi apresentado o terceiro protótipo da série produzido no ACSO, o robô Bill. Além dos relatórios técnicos descrevendo a pesquisa um video demonstrativo foi usado na qualificação e aprovado pela comissão organizadora da categoria.

Todos os relatórios técnicos submetidos para qualificação do BahiaRT estão disponíveis no site da equipe.