Notícia 048

Bahia Robotics Team conquista Terceiro Lugar na Portuguese RoboCup Open

A equipe de competições de robótica do ACSO/Uneb - Bahia Robotics Team (Bahia RT) - conquistou a terceira colocação na Portuguese RoboCup Open - principal evento de robótica realizado anualmente em Portugal. A competição científica faz parte do Festival Nacional de Robótica que aconteceu entre 14 e 18 de maio de 2014 na cidade de Espinho, Portugal.

A equipe participou do desafio Futebol de Robôs - Simulação 3D. Esta é a mesma competição em que o Bahia RT representará o Brasil no evento mundial RoboCup 2014 em Julho em João Pessoa-PB. As seis equipes que disputaram a competição em Portugal estão qualificadas para o Mundial de João Pessoa. Isto fez com que o nível técnico do evento fosse bastante alto e serviu como excelente preparação da equipe BahiaRT para o mundial.


Certificado de premiação do Bahia RT em Portugal.

A Competição

Além do BahiaRT representando o Brasil, disputaram a competição a equipe local - FC Portugal - duas equipes iranianas - Delta3D e Nexus3D - uma equipe alemã - MagmaOffenburg - e uma equipe francesa - L3M-SIM.


Robôs jogando futebol na Simulação 3D.

Na 1a Fase todas as seis equipes jogaram entre si classificando-se quatro equipes para as semifinais. O Bahia RT obteve os seguintes resultados:

Bahia RT02FC Portugal
Bahia RT03MagmaOffenburg
Bahia RT10Nexus3D
Bahia RT40Delta3D
Bahia RT50L3M-SIM

Com estes resultados, o Bahia RT terminou esta fase em terceiro lugar com 9 pontos e saldo positivo de 4 gols. Na semifinal, o Bahia RT enfrentou a equipe alemã MagmaOffenburg e foi vencida por 2 x 0.


Video da Decisão do Terceiro Lugar entre BahiaRT x Nexus3D em Portugal.

Na decisão do 3o Lugar, o Bahia RT enfrentou os iranianos do Nexus 3D, vencendo a disputa numa partida muito competitiva por 1x0. Este resultado deu o terceiro lugar ao Bahia RT.

Avanços da Equipe

Desde a conquista do título brasileiro em 2013, a equipe Bahia RT apresentou avanços na habilidade de chute dos seus robôs jogadores e também na inteligência coletiva dos seus jogadores para realização de dribles buscando os espaços vazios no campo para avançar. É possível visualizar isto no video a seguir onde a jogada do quinto gol da partida contra a equipe francesa L3M-SIM demonstra claramente estas duas habilidades.

Demonstração das habilidades de drible e chute a gol no quinto gol do triunfo sobre a equipe francesa L3M-SIM.

Estas habilidades continuam sendo aperfeiçoadas com o objetivo de ser um dos primeiros times (até o momento nenhum time conseguiu esta meta) a realizar jogadas de passes inteligentes que possam gerar vantagem tática para a equipe durante a partida. Toda a inteligência coletiva necessária para tal já foi desenvolvida e testada nos laboratórios do ACSO. Apenas ajustes finais e pequenas melhorias têm sido realizadas. A equipe vem trabalhando arduamente nestas semanas que antecedem o mundial e os resultados em Portugal foram motivadores para a continuidade do trabalho

Equipe Bahia RT - Futebol de Robôs Simulado 3D

A equipe Bahia RT é desenvolvida pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb: Alan Santos, Camila Laranjeira, Elizabete Reis, Emmanuel Argolo e Marco Antonio Lago sob a orientação dos professores Marco Simões, Josemar Rodrigues de Souza e Diego Frias.

Maiores informações sobre o projeto estão disponíveis no Site do BRT.