Notícia 020

ACSO/UNEB qualifica-se para a liga Realidade Mista na RoboCup 2009

Após a recente notícia da qualificação da UNEB para disputar a RoboCup 2009 nas ligas Futebol Simulado 2D e Futebol Simulado 3D, agora o ACSO festeja a notícia da qualificação para a liga Realidade Mista.

Com esta novidade, o ACSO/UNEB terá três equipes participando da RoboCup 2009: Bahia2D, Bahia3D e BahiaMR. A equipe BahiaMR - representante da UNEB na liga realidade mista - é a que tem maior quantidade de títulos e resultados expressivos na história do ACSO nas competições RoboCup.

Em 2007, conquistou o inédito quarto lugar na competição mundial em Atlanta, EUA. No mesmo ano, sagrou-se campeã brasileira na modalidade. Em 2008, ficou em terceiro lugar no torneio de futebol de robôs no mundial da China e conquistou o bicampeonato brasileiro e campeonato latino americano.

Suportando a liga Realidade Mista

A liga Realidade Mista é formada por micro-robôs reais que disputam partidas de futebol num campo virtual simulado numa tela LCD. Um dos desafios desta liga é desenvolver a própria infra-estrutura de suporte para a mesma. Desde a RoboCup Latino Americana 2008, que o software oficial de suporte à liga é o MR-SoccerServer 2008. Esta ferramenta foi desenvolvida integralmente no ACSO e é um dos principais pilares que suporta o funcionamento desta competição.

Após o sucesso do software na competição latino-americana, uma nova versão melhorada já foi disponibilizada. Esta versão foi utilizada durante o Iranian RoboCup Open 2009 com sucesso, permitindo partidas com três robôs por time. Os iranianos reportaram um perfeito funcionamento do software.

Antes do software desenvolvido pelo ACSO, só era possível utilizar dois robôs em cada time e toda a parte de arbitragem da partida de futebol de robôs era feita manulamente por um árbitro humano, gerando algumas dúvidas e polêmicas em lances mais complicados.

Com o novo software, há um juiz automatizado que detecta todas as situações críticas, faz um controle de temporização do jogo, além de incorporar regras mais realistas à partida como os tiro de metas e escanteios.

Além disto testes preliminares realizados no ACSO, na Alemanha, no Irã e no Japão mostraram a possibilidade de utilizar mais jogadores por time. Partidas com 5 robôs em cada time já foram realizadas. A meta é chegar até 11 robôs por time.

Suporte internacional

Após o suporte à competição iraniana, atualmente estamos suportando remotamente o German RoboCup Open 2009 - campeoanto alemão - e iremos suportar o Japan RoboCup Open 2009 - campeonato japonês. A competição alemã está em andamento e termina no próximo dia 24 de abril. Já o torneio japonês inicia em 7 de maio próximo.

Além de suportar estas competições internacionais, o ACSO também disputará o campeonato japonês com um time remoto (enviaremos o software pela internet e os japoneses colocarão para funcionar sob a nossa orientação remota).

O grande objetivo é chegar ao mundial em Graz na Áustria no mês de julho com o ambiente devidamente testado e ajustado para suportar o campeonato mundial da RoboCup 2009. O bom funcionamento deste software aliado a um bom desempenho do time de futebol de robôs BahiaMR poderá garantir ao ACSO um primeiro título mundial na RoboCup - feito inédito para grupos de pesquisa brasileiros.

Devido à importância do MR-SoccerServer para a liga realidade mista, a participação dos professores e estudantes da UNEB em Graz é fundamental para a viabilidade da própria competição.