Notícia 009

ACSO representará a Bahia no Campeonato Brasileiro de Robótica.

A partir do próximo dia 07 de outubro de 2007, a equipe de pesquisadores em Robótica Inteligente estará representando nosso estado na Competição Brasileira de Robótica(CBR). Após a primeira participação na competição mundial - Robocup 2007 ( ver notícias relacionadas ) - em julho deste mesmo ano, a jovem equipe de Robótica do ACSO irá enfrentar as instituições de todo o Brasil que desenvolvem pesquisa na área de Robótica Inteligente. O evento será sediado em Florianópolis-SC no período de 7 a 11 de outubro e acontecerá em paralelo ao VIII Simpósito Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI). Como requisito para participar do evento, o ACSO submeteu e obteve aprovação de dois artigos científicos que serão publicados nos anais do SBAI na trilha de competições de robótica.

Ocorrem ainda neste período, de forma integrada à CBR, a Robocup Brazil Open, competição brasileira da qual podem participar instituições brasileiras e estrangeiras. Esta competição é integrada ao calendário oficial da Robocup Federation. O ACSO disputará participará em duas categorias na CBR e Robocup Brazil Open: Futebol Simulado 2D e Visualização Física.

Liderada pelo Prof. Marco Simões, a equipe do ACSO - Bahia Robotics Team - é composta pelos estudantes dos cursos de Análise de Sistemas e Sistemas de Informação da UNEB: Adailton Cerqueira, Adriano Veiga, Bruno Silva, Cleber Pinelli, Danilo Cruz, Hugo Silva, Jailsa Oliveira, Jessica Meyer, Juliana Reichow e Raul Abreu. O Bahia Robotics Team é um grupo baiano liderado pelo ACSO/UNEB que visa agregar os esforços de todas as instituições que desejam fazer pesquisa nesta área. Desta, forma participam também desta equipe os estudantes da FIB Luciana Patricia, Alexsandro Bomfim e João Vinicius, além dos professores Helder Aragão e Ricardo Lima - este último egresso do curso de Análise de Sistemas da UNEB.

A delegação que irá à Florianópolis é composta por oito pessoas, sendo sete da UNEB e uma da FIB. Cinco dos representantes da UNEB estarão viajando com apoio financeiro total da instituição que tem investido bastante neste projeto de pesquisa avançado, conforme os objetivos estabelecidos no planejamento estratégido da UNEB. Os demais componentes viajarão com recursos próprios.

A equipe do ACSO/UNEB irá disputar o título de campeã brasileira nas duas categorias com boas chances de conquistá-los, considerando o surpreendente progresso que o grupo tem atingido em apenas uma ano de trabalho.

Além da UNEB outras duas equipes baianas (UFBA e CIC Robotics) participarão do evento, sendo a segunda equipe formada por estudantes do ensino médio. Estas iniciativas vêm fortalecendo a pesquisa numa área de tecnologia avançada no estado da Bahia iniciando um processo de formação de recursos humanos qualificados que permitirá, num futuro próximo, o desenvolvimento de produtos inovadores na área de Robótica no nosso estado.