Notícia 111:

Equipe BahiaRT conquista terceiro lugar em Desafio Técnico na maior competição mundial de robótica

O Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO), através de sua equipe de competições científicas Bahia Robotics Team (BahiaRT), representou a Uneb na maior competição mundial de robótica, a RoboCup 2021. A equipe baiana conquistou o terceiro lugar no Desafio Técnico da liga Futebol de Robôs Simulação 3D. O evento aconteceu de 22 a 28 de junho de forma virtual, em função da situação de exceção que vive o planeta.


Equipe da Uneb conquistou o terceiro lugar no Desafio Técnico da modalidade Futebol de Robôs.

A RoboCup

A RoboCup é uma iniciativa científica criada no final dos anos 90 para promover o avanço da ciência em Inteligência Artificial e Robótica. Atualmente, organiza o evento anual RoboCup que é considerado como a Copa do Mundo da Robótica. Composto por diversos desafios, tem no Futebol de Robôs o seu desafio central que deu origem à iniciativa. A meta é, até meado do século atual, conseguir construir um time de robôs humanoides capaz de derrotar a seleção de humanos campeã da Copa do Mundo da FIFA.

Para atingir este objetivo, os desafios são desmembrados em diversas ligas que exploram diferentes partes dos problemas em aberto, ainda não solucionados pela ciência. A liga Futebol de Robôs Simulação 3D cumpre uma importante missão nesta inicativa, fazendo a ponte para transferir conhecimento da Inteligência Artificial pura para os robôs reais, gerando habilidades individuais e coletivas que os robôs consigam efetivamente executar. Para mais detalhes sobre esta liga, confira a entrevista concedida pelo pesquisador do ACSO, professor Marco Simões, ao site britânico de divulgação científica AI Hub no mês de junho.

A liga de Simulação 3D permite a investigação da transferência da Inteligência Artificial para os robôs reais.

Próximos Desafios

A equipe BahiaRT é atualmente OCTACAMPEÃ Brasileira na modalidade Futebol de Robôs Simulados superando grandes universidades brasileiras como o ITA. Em outubro, a equipe irá em busca do NONACAMPEONATO nacional na competição Brasileira e Latino Americana de Robótica (LARC/CBR 2021). Neste evento, a equipe BahiaRT irá disputar ainda a liga RoboCup@Home onde robôs de serviços são desafiados a executar tarefas para servir a humanos num contexto doméstico. Além destes dois desafios, o BahiaRT irá estreiar na liga RoboCup Brazil Open Flying Robot. Esta é uma liga patrocinada pela Petrobrás - também conhecida como Desafio Petrobrás - onde veículos aéreos não-tripulados (drones) precisam realizar tarefas, de forma autônoma (i.e. sem intervenção humana), em plataformas de petróleo. Estas dois últimos desafios serão realizados utilizando simuladores devido à modalidade virtual adotada pela organização do evento em função da pandemia da Covid-19.