Notícia 107:

Programa de Capacitação prepara candidatos à Iniciação Científica em Robótica Inteligente

O ACSO realiza de forma contínua um processo seletivo para candidatos à iniciação científica. O processo consta de quatro etapas: preenchimento de formulário, entrevista individual, programa de capacitação e atuação como voluntário. Após o último ciclo de entrevistas, 10 candidatos foram selecionados para a terceira etapa. O programa de capacitação prepara os candidatos para o uso de ferramentas, ambientes operacionais e conceitos fundamentais para a pesquisa em robótica inteligente. Busca também introduzir de forma intuitiva o método científico.

Neste ano de 2020, excepcionalmente, o ACSO precisou adaptar o formato do programa de capacitação para se adequar ao contexto de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19. Pela programação original, o programa presencial iria iniciar no mês de março, justamente quando começaram as medidas restritivas para atividades presenciais.


ProICRobotica tem aula inaugural no ACSO em modalidade à distância

Após reformular o programa para a modalidade à distância, utilizando o conjunto de ferramentas e ambientes fornecidos pela Uneb através da plataforma Office 365 da Microsoft, na última sexta-feira (22/05) tivemos a aula inaugural do Programa de capacitação de candidatos à iniciação científica em robótica inteligente (ProICRobotica).

A aula inaugural através da plataforma Microsoft Teams contou com a participação dos cinco pesquisadores do ACSO envolvidos no programa: Ana Patricia Magalhães, Jorge Campos, Josemar Souza, Marco Simões e Robson Marinho. Também participaram os atuais bolsistas do ACSO que atuarão como monitores e tutores no programa na modalidade à distância. Os dez candidatos se fizeram presentes e conheceram os objetivos, metodologia, módulos de conteúdo e planejamento do programa.

O programa utiliza uma metodologia que induz ao auto-aprendizado, buscando incentivar a curiosidade científica e a capacidade de pesquisa nos discentes. Alguns conteúdos básicos para homogeneizar o conhecimento da turma e mais outros avançados e específicos da área da robótica são apresentados:

  • Fundamentos de Programação
  • Sistema Operacional e aplicações de suporte
  • Microcontroladores
  • Orientação a Objetos
  • Sistema Operacional de Robôs (ROS)
  • Testes para Soluções Integradas em Robótica Inteligente
  • Desafio Final

Ao final do programa, os candidatos aprovados estarão aptos para iniciar projetos de iniciação científica - como bolsistas ou voluntários - no ACSO. O processo seletivo ACSO/BahiaRT fica aberto em fluxo contínuo. A qualquer momento interessados podem preencher o formulário de inscrição e aguardar a convocação para a próxima rodada de entrevistas. Possivelmente, ainda no final do ano de 2020, será feita nova convocatória para entrevistas para formação de nova turma de candidatos à iniciação científica.