Notícia 106:

BahiaRT qualificado para o mundial de robótica RoboCup 2020

Enquanto a Bahia vive o auge dos festejos carnavalescos, a RoboCup Federation anunciou a lista de equipes qualificadas para disputar seu mundial de robótica e inteligência artificial - RoboCup 2020 - que acontecerá no mês de junho na cidade de Bordeaux, França.


BahiaRT irá representar o Brasil pelo décimo terceiro ano na RoboCup.

O Bahia Robotics Team (BahiaRT) - equipe de competições científicas do ACSO/Uneb - conquistou mais uma vez a classificação para representar o Brasil no maior encontro mundial científico e educacional de robótica e inteligência artificial. Este será o décimo-terceiro ano que a Uneb terá a honra de representar o Brasil na RoboCup, através do BahiaRT.

A equipe está qualificada para disputar a modalidade de futebol de robôs simulados 3D. Neste desafio um time de robôs humanoides - simulados em um sistema computacional distribuído - precisam jogar coletivamente uma partida de futebol de maneira autônoma. Para isto, é necessário um uso intenso de inteligência artificial, pois não há intervenção humana durante os jogos, e otimização de habilidades e movimentos com bastante fundamento na teoria de controle. Ao participar de uma competição como esta, os estudantes da Uneb qualificam-se profissionalmente para atender ao perfil de profissional que é fortemente demandado pela indústria atualmente e que é bastante escasso no mercado.

A lista de equipes qualificadas e mais detalhes sobre a modalidade estão disponíveis no site oficial da liga. Em breve divulgaremos maiores detalhes sobre a preparação da equipe para a RoboCup 2020.

BahiaRT é uma iniciativa pessoal de pesquisadores e estudantes do ACSO para conseguir validar na prática os resultados dos projetos científicos desenvolvidos no núcleo de pesquisa.