Notícia 090:

Uneb vai em busca do HEXA

A equipe de competições científicas em robótica e inteligência artificial da Uneb - Bahia Robotics Team (BahiaRT) - acaba de receber a notícia de sua qualificação para participar da maior competição científica de robótica e inteligência artificial da América Latina - LARC 2018. O evento acontece em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica - CBR 2018, maior evento nacional na área.


O Futebol de Robôs Simulados é um grande desafio global para a Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina.

A equipe Unebiana está qualificada em dois desafios: Futebol de Robôs Simulados 3D e RoboCup@Home. No desafio de futebol de robôs, a Uneb é a atual PENTACAMPEÃ NACIONAL. Conquistando os títulos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, a Uneb tomou a hegemonia da categoria que antes pertencia à equipe ITAndroids do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-SP). Agora a Uneb irá em busca do HEXACAMPEONATO NACIONAL e do PENTACAMPEONATO LATINOAMERICANO. O evento acontecerá em João Pessoa, PB de 6 a 10 de novembro de 2018.


Equipe BahiaRT do ACSO/Uneb é a atual Pentacampeã Brasileira em Futebol de Robôs.

Além do futebol de robôs a Uneb disputará ainda a RoboCup@home lutando para retomar a hegemonia da categoria de robôs de serviços. A Uneb foi pioneira no Brasil e foi a primeira equipe brasileira nesta modalidade. Foi a primeira campeã brasileira em 2013 e irá batalhar para retornar em 2018 ao primeiro lugar do pódio.


Na RoboCup@Home o desafio é construir robôs autônomos capazes de servir ao ser humano em um ambiente residencial.

Manutenção das conquistas alcançadas

Durante 12 anos, as pesquisas do ACSO levaram à conquista do respeito da Uneb como uma das mais importantes Universidades atuante na pesquisa científica em robótica e inteligência artificial do Brasil. Com parcerias em diversos estados do Brasil e diversos países do mundo, a comunidade da área reconhece e respeita os resultados alcançados até aqui pela Uneb e confia na sua continuidade para os próximos anos. Atualmente, dois pesquisadores da Uneb integram o Conselho de Curadores da RoboCup Brasil, entidade responsável por definir os rumos e manter a pesquisa em robótica e inteligência artificial no país.

O ACSO já tomou todas as providências administrativas para garantir a ida da delegação Unebiana a João Pessoa para dar continuidade a este relevante projeto científico e de inclusão social. A coordenação do ACSO aguarda nos próximos dias a confirmação da Reitoria e DCET-I quanto à ida das equipes Unebianas ao evento. Certos de continuar contando com o sempre presente apoio do Magnífico Reitor José Bites e do diretor do DCET-I Leandro Coelho, os estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb vem trabalhando duro para trazer mais uma inédita conquista nacional para a Uneb.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.