Notícia 089:

Uneb é a melhor universidade brasileira na Copa do Mundo de Robótica

A equipe de competições científicas em robótica e inteligência artificial da Uneb - Bahia Robotics Team (BahiaRT) - representou o Brasil no maior evento mundial da área - RoboCup 2018 - na cidade de Montreal no Canadá. A equipe Unebiana conquistou o quarto lugar mundial no desafio de Futebol de Robôs Simulados 3D. Este foi o melhor resultado obtido dentre todas as universidades brasileiras que disputam os desafios major da RoboCup.


Equipe BahiaRT do ACSO/Uneb foi a melhor dentre todas as universidades brasileiras na RoboCup 2018.

Nos últimos quatro anos, a Uneb foi a melhor universidade brasileira no evento com o quarto lugar em 2015, quinto lugar em 2016 e sexto lugar em 2017. Neste ano a equipe volta ao quarto lugar como resultado dos recentes investimentos em pesquisas na área de machine learning e otimização de movimentos dos robôs simulados.


Uma das partidas vencidas pelo BahiaRT contra o ITAndroids do ITA/Brasil.

A RoboCup como metodologia de pesquisa

As competições científicas de robótica e inteligência artificial são usadas pelo ACSO como parte essencial da sua metodologia de pesquisa e desenvolvimento de projetos de iniciação científica desde o ano de 2007. Estes eventos reúnem pesquisadores e estudantes de mais de 50 países que durante uma semana trabalham em seus projetos num modelo de imersão.


Parte da equipe BahiaRT trabalhando durante a competição.

Durante a RoboCup, o ciclo de execução de experimentos, coleta de dados, análise de dados, aperfeiçoamento da solução é repetido à exaustão diversas vezes no período de uma semana. Isto permite não somente a aceleração do projeto de pesquisa, como também a comparação dos resultados com aqueles obtidos por outros grupos de pesquisa que atuam no mesmo problema.


Pesquisadores e estudantes de diversos países participaram do desafio de futebol de robôs simulados 3D.

O principal ganho para os estudantes de IC é a aceleração do amadurecimento no seu processo de formação profissional e acadêmica. Todo o grupo também participa de muitas reuniões e discussões com renomados pesquisadores da área, permitindo um aumento importante na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

Próximas etapas

A Uneb defende atualmente o título de Pentacampeã Brasileira no desafio de futebol de robôs simulados. Em novembro, terá a oportunidade de defender este título e conquistar o sonhado HEXA. A Competição Latinoamericana e Brasileira de Robótica acontecerá no mês de novembro na cidade de João Pessoa. Além deste desafio, a equipe BahiaRT buscará reconquistar a hegemonia nacional no desafio de robôs de serviços RoboCup@Home.

Os projetos de pesquisa que utilizam as competições científicas como framework de testes e avaliação são coordenados pelos pesquisadores Marco Simões, Josemar Souza, Robson Marinho e Jorge Campos. Fazem parte dos projetos os bolsistas Sergio Souza Jr., Caroline Santos, Yan Conceição, Jadson Nobre, Gabriel Sousa e Lázaro Queiroz.

O ACSO agradece todos os esforços desempenhados Magnífico Reitor José Bites e pelo diretor do DCET-I Leandro Coelho para viabilizar mais uma vez a representação da Uneb em meio à excelência da ciência mundial. Estendemos os agradecimentos a toda a equipe administrativa e financeira do DCET-I, aos colegas do colegiado de sistemas de informação e engenharia de produção civil, à SERINT, PROPLAN, SECONF e todos que apoiaram direta ou indiretamente esta iniciativa.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.