Notícia 084:

Líder do BahiaRT é eleito para integrar o conselho de trustees da RoboCup Brasil

O comitê nacional RoboCup Brasil é responsável por representar a comunidade científica brasileira junto à RoboCup Federation: entidade responsável pela organização anual do maior evento científico de robótica e inteligência artificial no mundo. A RoboCup é conhecida como a copa do mundo da robótica e reúne uma comunidade de mais que 5.000 pesquisadores e estudantes pelos diversos cantos do planeta.

No Brasil, a RoboCup Brasil organiza em conjunto com as sociedades científicas e profissionais SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e IEEE a edição nacional (CBR - Competição Brasileira de Robótica) e frequentemente a continental (LARC - Latin American Robotics Competition) dos eventos de Robótica no país.


Prof. Marco Simões foi escolhido para ser trustee da RoboCup Brasil.

Responsável por garantir o sucesso dos eventos e definir as diretrizes seguidas pela comunidade nacional na área, a RoboCup Brasil é gerida por um conselho de pesquisadores denominados trustees. Eleitos pelos seus pares com base nos serviços prestados à comunidade, os trustees garantem a qualidade dos eventos nacionais de robótica e seu alinhamento com as diretrizes internacionais da RoboCup.

Na última LARC/CBR em Curitiba, o pesquisador do ACSO/DCET-I/Uneb, Prof. Marco Simões, foi eleito trustee da RoboCup Brasil escolhido dentre sete pesquisadores elegíveis para o cargo. Agora a Uneb ocupa duas cadeiras no respeitável conselho de trustees da RoboCup Brasil, uma vez que o Prof. Josemar Souza já ocupava uma vaga no mesmo.

O Prof. Marco Simões é o coordenador da linha de pesquisa robótica inteligente do ACSO e líder da iniciativa de competições científicas Bahia Robotics Team (BahiaRT).

Este fato é o reconhecimento à qualidade e relevância da pesquisa científica da Uneb na área de robótica inteligente através dos projetos científicos do ACSO e sua iniciativa de competições BahiaRT.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.