Notícia 082:

BahiaRT conquista terceiro lugar na competição de robôs de serviços.

A equipe de competições científicas do ACSO/DCET-I/UNEB Bahia Robotics Team (BahiaRT) conquistou o terceiro lugar na modalidade RoboCup@Home durante a competição latino-americana e brasileira de robótica (LARC/CBR) 2017.

O evento aconteceu de 7 a 11 de novembro de 2017 em Curitiba-PR e contou com a presença de mais de 1.200 pesquisadores, professores e estudantes do nível fundamental à pós-graduação vindos de todo o Brasil e mais alguns países a América Latina.

Na RoboCup@Home o desafio é realizado num cenário que remonta os cômodos de uma casa - devidamente mobiliada - onde o robô deve interagir em linguagem natural com os humanos obedecendo às suas ordens buscando atender aos seus desejos. Este desafio permite o desenvolvimento de pesquisas científicas em diversas áreas incluindo: reconhecimento de pessoas, reconhecimento e manipulação de objetos, navegação e mapeamento, reconhecimento de gêneros, interação humano-robô em linguagem natural, etc.


Equipe da Uneb recebendo seu segundo troféu na competição.

O BahiaRT é representado pelo robô BILL completamente construído nos laboratórios do ACSO. Neste ano foi iniciada a otimização de alguns módulos de hardware e software de BILL incluindo a navegação e controle. Sem tempo hábil para concluir este processo antes da otimização, BILL não teve o mesmo desempenho que nos anos anteriores em algumas provas. Mesmo assim - apesar de ter uma quantidade maior de concorrentes que nos anos anteriores - conquistou bravamente o troféu do terceiro lugar para a Uneb.


Robô BILL representou a Uneb na LARC/CBR 2017.

Responsável pela criação da modalidade RoboCup@Home no Brasil, o ACSO pode ver o crescimento da categoria que já alcança cinco grupos de pesquisa no Brasil. Para o próximo ano, há a intenção de no mínimo mais 3 ou 4 grupos se juntarem aos atuais fortalecendo de forma relevante o desenvolvimento da robótica no país.


Todos os cinco robôs que disputaram a modalidade RoboCup@Home na LARC/CBR 2017.

Agradecemos aos nossos principais apoiadores: Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I (DCET-I), Reitorias e Pró-Reitorias da Uneb e agências de fomento CNPq, FAPESB e programa UNEB/PICIN pelas bolsas de iniciação científica que viabilizam nossos projetos.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.