Notícia 081:

BahiaRT é PENTACAMPEÃO BRASILEIRO de futebol de robôs !

2013, 2014, 2015, 2016 e agora 2017 !!! Nos últimos cinco anos o desafio brasileiro de futebol de robôs na modalidade RoboCup 3D Simulation é dominado pelo ACSO/DCET-I/UNEB através de sua equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT).


Equipe da Uneb premiada com título de campeão latino-americano e brasileiro.

Desde 2014, o evento sempre foi conjunto com a competição latino-americana (LARC) conferindo ao BahiaRT também o TETRACAMPEONATO Latino-americano !

O desafio de futebol de robôs é usado mundialmente como um dos ambientes padrão para testes de soluções de inteligência artificial, modelagem computacional e controle de robôs em ambientes complexos, não determinísticos e de tempo real. Nesta modalidade simulada são testadas soluções que alimentarão a inteligência dos robôs desenvolvidos nos próximos cinco anos.

No desafio, onze robôs humanoides simulados disputam uma partida de futebol contra o time de robôs adversários. Os resultados deste projeto científico podem ser aplicados nos mais diversos tipos de robôs de serviços ao ser humano incluindo a robótica assistiva, serviços domésticos, industriais, comerciais entre outros.


Equipe da Uneb recebe o troféu de campeão latino-americano e brasileiro 2017.

A participação nas competições de robótica é parte da metodologia científica adotada nos projetos de pesquisa do ACSO na linha de pesquisa robótica inteligente, validando os resultados obtidos previamente em laboratório.

A grande final da LARC/CBR foi entre BahiaRT e ITAndroids - equipe do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP) - confrontando as duas melhores equipes do continente. O jogo foi extremamente equilibrado e terminou com o placar de 1x0 a favor da equipe baiana. Em breve divulgaremos um vídeo com os melhores momentos do time na competição.

A maior competição científica de robótica da América Latina aconteceu de 7 a 11 de novembro de 2017 no centro de eventos da FIEP em Curitiba, PR. O evento contou com a participação de mais que 1.200 pesquisadores, professores e estudantes do nível fundamental à pós-graduação.

A equipe irá se preparar agora para a qualificação do mundial da categoria, RoboCup 2018 que acontecerá em Montreal, Canadá. Se conquistar a qualificação, a UNEB mais uma vez representará o Brasil na principal competição científica de robótica do mundo. A qualificação acontece entre dezembro/2017 a janeiro/2018.

Agradecemos aos nossos principais apoiadores: Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I (DCET-I), Reitorias e Pró-Reitorias da Uneb e agências de fomento CNPq, FAPESB e programa UNEB/PICIN pelas bolsas de iniciação científica que viabilizam nossos projetos.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.