Notícia 080:

ACSO tem trabalhos premiados na XXI Jornada de Iniciação Científica da Uneb

No período de 24 a 26 de outubro de 2017, o Campus I da Uneb sediou a XXI Jornada de Iniciação Científica. No evento todos os bolsistas de IC e Voluntários dos grupos de pesquisa de todos os departamentos e campi da Uneb apresentaram os resultados dos seus trabalhos do período 2016-2017. Uma comissão de avaliadores pontuou os trabalhos premiando os três melhores bolsistas por área de concentração.

Na área de Ciências Exatas e da Terra, 42 trabalhos foram apresentados e o ACSO conquistou o segundo lugar com o trabalho Desenvolvimento de movimentos omnidireciionaais para robôs bípedes do bolsista Sergio Sacramento Souza Junior orientado pelo Prof. Marco Simões.


Sergio conquistou o segundo lugar na Jornada de IC 2017 para o ACSO.

O ACSO ficou ainda com o quarto lugar conquistado pelo trabalho Planejador multiagentes para criação de jogadas ensaiadas em um time de futebol de robôs bípedes apresentado pela discente Claudia Elizabete dos Reis Ramos sob a orientação do Prof. Marco Simões.

O evento contou ainda com a apresentação de mais cinco trabalhos do ACSO orientados pelos Profs. Josemar Souza, Murilo Boratto e 'Diego Frias:

  • Desenvolvimento de camada de voz para robôs inteligentes - Ricardo Silva Matos
  • Desenvolvimento de uma ferramenta de otimização de movimentos robóticos - Emmanuel Marmund Argollo
  • Modelo de exploração de ambientes internos para robôs de serviço - Ramon Campos Mercês
  • Adaptação e otimização de ferramenta de posicionamento estratégico dinâmico em times de futebol de robôs - Mateus Nascimento Santos
  • Otimização de controle de movimento de robôs - Wellington Correia dos Santos

Todos os trabalhos apresentados são resultado a iniciativa científica Bahia Robotics Team (BahiaRT). Parabéns a todos os discentes e docentes que fazem do ACSO um dos grupos de pesquisa mais produtivos da Uneb.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.