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Notícia 077:
Etapa estadual Bahia da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi realizada no último final de semana
Desde 2013, o ACSO/DCET-I/BahiaRT assumiu a responsabilidade de representar no estado da Bahia a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica (teórica) quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional (prática).

A OBR 2016 conta com apoio de diversas universidades, escolas, governo federal e estadual, sociedades científicas e órgãos de fomento.
A modalidade teórica é aplicada diretamente nas escolas que se inscrevem gratuitamente na OBR pelos professores responsáveis em cada escola, seguindo o modelo de diversas outras olimpíadas científicas.
Já na modalidade prática, em cada estado há uma representante estadual responsável por selecionar uma instituição organizadora a cada ano e garantir a realização da etapa estadual (e regionais quando for caso) seguindo os padrões de qualidade e regras definidas pela organização nacional.

Diversos robôs construídos e programados pelas crianças e jovens competidores disputaram a etapa estadual da OBR 2016.
Na Bahia, o professor Josemar Souza do ACSO é o representante estadual enquanto o professor Marco Simões, coordenador da iniciativa ACSO/BahiaRT, é o presidente da comissão de arbitragem.
OBR Bahia 2016
Neste ano a etapa estadual da modalidade prática aconteceu na Escola Djalma Pessoa - Sesi em Salvador sob a organização do professor Fernando Didier. O evento aconteceu no último sábado (27/08) durante todo o dia.

Árbitros voluntários fazem última reunião antes de iniciar a competição.
Além do Sesi e da Uneb, a organização local contou com o apoio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador.

Presidente da Comissão de Arbitragem reúne-se com competidores antes do início da competição esclarecendo as últimas dúvidas sobre as regras e sua interpretação.
Com a organização 100% realizada por voluntários o evento é gratuito para qualquer estudante dos ensinos fundamental e médio. Este ano competiram na Bahia, 86 equipes: 33 do nível 1(ensino fundamental) e 53 do nível 2(ensino médio ou técnico). As equipes vieram de 9 cidades diferentes do estado da Bahia totalizando 299 estudantes.

Robôs tentam superar desafios de forma autônoma sob olhar atento de árbitros e competidores.
O Desafio
O desafio da modalidade prática da OBR é uma das provas da maior competição de robótica do mundo - a RoboCup - nas suas modalidades destinadas ao ensino fundamental e médio denominada RoboCup Junior. A prova baseia-se no desafio de resgate de vítimas em um cenário de desastre. O robô precisa seguir uma linha preta que representa um caminho conhecido em meio aos escombros do cenário catastrófico para localizar e resgatar vítimas.

Competidores acompanham atentamente o desempenho dos seus robôs.
No caminho, o robô precisa lidar com interrupção da linha que o orienta (gaps), redutores de velocidade que tornam o terreno acidentado, obstáculos que obrigam o robô a desviar passando por fora da linha sem orientação, encruzilhadas que podem levar a caminhos sem saída ou loops, passagens estreitas e rampas de acesso a níveis mais elevados no cenário de desastre.
Se o robô vencer todos estes desafios ainda tem que resgatar com sucesso as vítimas na sala final de resgate. Os robôs devem ser completamente autônomos e não devem ter qualquer intervenção humana durante a prova. Os estudantes constroem e programam previamente seus próprios robôs para tentar vencer o desafio no dia da competição.

Robôs precisam superar muitos obstáculos até chegarem na sala de resgate de vítimas.
A Competição
A etapa estadual baiana neste ano foi dividida em duas fases. Na primeira fase todas as equipes tentavam vencer o desafio por duas vezes (duas rodadas) em arenas de competições diferentes e com nível de dificuldade crescente. Após somar os pontos conquistados nas duas rodadas desta fase, as dezesseis melhores equipes de cada nível classificaram-se para a fase final.

Arenas de competição apresentam desafios com complexidade crescente durante o dia do evento.
A fase final constou de uma única rodada com trajeto mais complexo que as duas anteriores e as equipes com melhor pontuação neste último desafio receberam as medalhas de ouro, prata e bronze conforme sua classificação.

A cada rodada, a ansiedade dos competidores pelos resultados parciais era grande.
A Premiação
Depois de uma dia inteiro de intensas competições, no início da noite de sábado, a Bahia conheceu seus campeões. Além das premiações principais, o evento contempla uma série de premiações extras:
Prêmio | Nível 1 | Nível 2 |
---|---|---|
Melhor equipe de escola pública | Fourbotics Colégio da Cooperativa Educacional | Kritz IFBA - Vitória da Conquista |
Melhor equipe de escola privada | Lovetec Escola Reitor Miguel Calmon | Bomb Tec Escola Reitor Miguel Calmon |
Melhor Equipe Estreante | BEYV Robot Colégio Nossa Senhora de Fátima | Iron Born Colégio da Cooperativa Educacional de Caetité |
Robustez | Robolife Centro Integrado de Atividade | Eitchan Escola Djalma Pessoa |
Dedicação | Resgate Ensino Fundamental I e II Colégio São Paulo | Paliteam IFBA - Vitória da Conquista |
Elegância | Chronos 2016 Escola Comendador Bernardo Martins Catharino | #Autobot IFBA - Salvador |
Inovação | Wallon_Lino 1 Centro Educacional Wallon | Unimation IFBA - Vitória da Conquista |
Programação | Eletric Team Colégio Sacramentinas | Legis Escola Djalma Pessoa |
Na premiação principal - para o nível 1 - ficou com a medalha de bronze a equipe Tilt. A medalha de prata foi para a equipe Rocket e a medalha de ouro juntamente com a vaga para a etapa nacional ficou para a equipe CS Robot. As três equipes são do Colégio Nossa Senhora de Fátima de Vitória da Conquista.

Equipe CS Robot de Vitória da Conquista venceu o nível 1 e representará a Bahia na etapa nacional.
No nível 2, o estado da Bahia tem duas vagas no nacional este ano. Qualifcaram-se os medalhistas de ouro e prata. Com a medalha de bronze, ficou a equipe Dinasty da Escola Djalma Pessoa. A equipe medalhista de prata dona de uma das vagas na etapa nacional foi Triforce do IFBA - Jequié. E a grande campeã medalhista de ouro dona da outra vaga na etapa nacional foi Asimov do Colégio Nossa Senhora de Fátima de Vitória da Conquista.

Equipe Triforce de Jequié conquistou a prata no nível 2 e representará a Bahia na etapa nacional.
As três equipes que conquistaram vagas na etapa nacional representarão o estado da Bahia durante a Competição Latinoamericana de Robótica - LARC 2016 que acontecerá em Recife-PE de 8 a 12 de outubro de 2016. As melhores equipes na etapa nacional estarão qualificadas para representar o Brasil na copa do mundo de robótica RoboCup que acontecerá em Nagoya no Japão em 2017. Encerrada a cerimônia de premiação, o ACSO/BahiaRT conclui mais um ano de ação extensionista promovendo a difusão do conhecimento em robótica visando a atração de jovens e crianças paras as carreiras científicas e tecnológicas.

Equipe Asimov de Vitória da Conquista venceu o nível 2 e representará a Bahia na etapa nacional.
O álbum de fotos completo do evento pode ser visualizado na página do BahiaRT no Facebook. ACSO/BahiaRT é uma iniciativa científica do DCET-I/Uneb.