Notícia 074:

ACSO coordenou mesa redonda sobre robótica de serviços e assistiva na reunião anual da SBPC

Na última sexta-feira - 08/07/2016 - o ACSO foi o responsável por coordenar a mesa redonda Robótica de Serviços e Robótica Assistiva. O Prof. Josemar Souza - coordenador geral do ACSO - representou o DCET-I/UNEB na coordenação do debate que reuniu os professores Rodrigo Guerra (UFSM) e Romulo Cerqueira (CIMATEC). O debate ocorreu durante a 68a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada em Porto Seguro, BA.

O prof. Josemar abriu o debate comentando sobre dois projetos do ACSO nas áreas tema da mesa redonda. Primeiro falou sobre o robô BILL que é uma proposta brasileira para solucionar o problema da robótica de serviços tendo como premissas um baixo custo e alta capacidade de execução de tarefas para servir ao ser humano nas suas necessidades. Esta proposta vem sendo validada anualmente através das competições científicas de robótica RoboCup na modalidade RoboCup@Home.


Josemar (centro) coordenou debate com Rodrigo Guerra (dir.) e Romulo Cerqueira (esq.)

O segundo projeto apresentado foi o da cadeira de rodas inteligente. A proposta é modificar uma cadeira de rodas elétrica convencional dotando-a de capacidade multimodal e inteligência artificial. Isto permitirá diversas formas de controle da cadeira - do tradicional joystick até o controle por ondas cerebrais - além de usar inteligência artificial para impedir que o usuário da mesma execute ações arriscadas que o levem a cair, colidir ou sofrer qualquer acidente por imperícia na manipulação da cadeira.

Na sequencia o prof. Rodrigo Guerra falou do projeto de robô humanóide Dimitri desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria que apresenta uma inovadora articulação elástica que proporciona maior resiliência aos movimentos robóticos. Isto torna o robô mais adaptável às necessidades do convívio com humanos em ambientes não determinísticos.

O último palestrante - Romulo Cerqueira - apresentou o projeto FlatFish do Cimatec que é um robô submarino que auxilia exploração de petróleo e gás.

A mesa foi encerrada com uma série de perguntas da plateia que gerou um ativo debate com os palestrantes envolvidos na mesa redonda.