Notícia 072:

Robôs Baianos disputarão a Copa do Mundo de Robótica na Alemanha

A equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) - representante do ACSO/DCET-1/Uneb em competições científicas de robótica - disputará a copa do mundo de robótica - RoboCup 2016 - na cidade de Leipzig, Alemanha. O evento acontecerá de 30 de junho a 4 de julho de 2016 e contará com a participação de centenas de pesquisadores e estudantes de diversas partes do mundo. Considerada a maior competição científica de robótica do mundo, a RoboCup é composta por categorias junior para estudantes do ensino fundamental e médio e categorias major para pesquisadores e estudantes de nível superior.

Entre as categorias major existem quatro três grandes desafios: futebol de robôs, robôs para resgate de vítimas de desastres, robôs de serviços. O futebol de robôs é colocado como desafio padrão para a inteligência artificial no século XXI. A grande meta é construir um time de robôs humanoides capaz de derrotar a seleção de humanos campeã da copa do mundo da FIFA. Ao vencer este desafio, teremos tecnologia para resolver uma grande quantidade de problemas reais e demandas da sociedade melhorando a qualidade de vidas das pessoas. A necessidade de tomar decisões complexas num curtíssimo espaço de tempo e ainda dominar a habilidade para execução de movimentos precisos, fazem do futebol um bom teste para a robótica e a inteligência artificial. Robôs com habilidade para jogar futebol no futuro terão habilidade para realizar muitos serviços para os seres humanos.


Robôs com habilidade para jogar futebol serão úteis no dia a dia dos humanos num futuro breve.

O desafio de robôs de resgate é orientado a um cenário de desastre onde robôs interagem com outros robôs e humanos para localizar e resgatar vítimas humanas. O cenário é inspirado em desastre reais já ocorridos como terremotos, furacões, vazamentos nucleares, incêndios entre outros.

No desafio de robôs de serviços há categorias de robôs de serviços atuando num ambiente residencial - RoboCup@Home - e também num ambiente industrial - RoboCup@Work. A proposta é que os robôs possam interagir com humanos em linguagem natural e atender aos seus pedidos realizando tarefas diversas e convivendo num ambiente natural para os humanos.

BahiaRT na RoboCup

O BahiaRT participa atualmente de duas categorias major da RoboCup: futebol de robôs simulados 3D e RoboCup@Home. Na simulação 3D, times de onze robôs humanóides disputam partidas virtuais num ambiente simulado em um sistema computacional distribuído. A proposta desta categoria é desenvolver hoje o software capaz de prover habilidades e inteligência artificial que os robôs reais da atualidade ainda não conseguem executar. Isto abreviará o caminho até a grande meta da RoboCup quando os robôs físicos conseguirem executar o software desenvolvido na Simulação 3D.

Na RoboCup@Home é usado um robô físico num cenário que representa uma residência típica com sala, quartos, cozinha. O robô deve transitar naturalmente neste ambiente interagindo com humanos e atendendo às suas necessidades como primeiros socorros, cozinhar, limpar, servir convidados, etc.


Equipe BahiaRT representará o Brasil na RoboCup 2016 em busca de resultado inédito.

O BahiaRT é a equipe brasileira mais bem sucedida nas categorias major da RoboCup nos últimos anos. Em 2014 e 2015 conquistou respectivamente o quinto e quarto lugares no Futebol de Robôs. Foi o melhor desempenho brasileiro nas duas últimas edições do mundial. Além disto, o melhor resultado já obtido por uma equipe brasileira em categorias major na história da RoboCup também é do BahiaRT com o terceiro lugar da categoria Mixed Reality no mundial de 2009 na Áustria.

Para 2016, a expectativa é tentar fazer história mais uma vez e ser a primeira equipe brasileira a chegar numa final de categoria major da RoboCup. Este feito é o que os jovens baianos tentarão fazer na Simulação 3D. Na RoboCup@Home - uma das mais disputadas categorias da RoboCup - o BahiaRT representará o Brasil pelo segundo ano consecutivo. A meta é conseguir a classificação para a fase final da competição ficando entre os dez melhores do mundo. O Robô BILL será o representante baiano nesta categoria.


Robô BILL representará o BahiaRT na categoria RoboCup@Home buscando ficar entre os melhores robôs de serviço do mundo.

No site do BahiaRT há mais informações sobre o time e suas conquistas em diversas competições nacionais e internacionais. Durante o evento serão postadas notícias, fotos e videos diários no canal da equipe no facebook. Se houver viabilidade técnica, partes da competição serão transmitidas ao vivo pelo canal do time no youtube.