Notícia 068

ACSO/BahiaRT participa de reunião Nacional de Pesquisadores em Robôs Humanoides

Aconteceu de 25 a 27 de fevereiro de 2016 na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em São Bernardo do Campo-SP, o '''I Workshop de Robôs Humanoides do Brasil (BRAHUR). O evento reuniu os principais pesquisadores do país em robôs humanoides para apresentar suas pesquisas recentes e discutir formas de cooperação visando o desenvolvimento da área no país.


Prof. Marco Simões representou o ACSO/BahiaRT no BRAHUR em São Paulo.

O ACSO foi representado pelo Prof. Marco Simões que apresentou o trabalho Robôs Humanoides em ambiente de Simulação 3D: a experiência do ACSO. Neste trabalho o ACSO relata sua experiência com o time BahiaRT de robôs humanoides desde o ano de 2009. A apresentação despertou muito interesse do público que realizou muitas perguntas e discussões sobre os temas apresentados.

Um robô é dito Humanoide quando possui um corpo formado por tronco, dois membros inferiores, dois membros superiores e uma cabeça. Ou seja, quando sua anatomia é semelhante à de um ser humano. Por trabalhar no ambiente de Simulação 3D, o ACSO consegue desenvolver software e inteligência artificial para os robôs humanoides atuais e futuros. Na simulação, é possível projetar modelos de robôs que a atual tecnologia ainda não consegue construir e verificar que tipo de controle e inteligência artificial será bem sucedido nestes robôs.

Durante a apresentação, o Prof. Marco Simões descreveu os desenvolvimentos em movimentos e controle descrevendo como os humanoides do BahiaRT são capazes de andar, levantar-se após uma queda e chutar. Uma das grandes sensações é o chute batizado de Superkick devido ao seu alcance que varia de 15 a 17 metros de distância.

O BRAHUR contou ainda com demonstrações de robôs físicos construídos pelas universidades ou fornecidos por patrocinadores e uma mesa redonda onde foram discutidas estratégias de cooperação entre as universidades visando a construção e programação de robôs de maior altura, que possam de fato ser utilizados em aplicações reais no dia a dia das pessoas.

Demonstrações de robôs físicos aconteceram durante o BRAHUR.

Além do ACSO, participaram do evento pesquisadores e estudantes do ITA, USP, FEI, UFSM, UnB, UFABC e UFU. O evento foi destaque nas TVs Gazeta e Record.

BRAHUR foi destaque na TV Gazeta.

O ACSO agradece mais uma vez ao apoio do Departamento de Ciências Exatas e da Terra I por viabilizar a continuidade das pesquisas do grupo com robôs humanoides e participar desta comunidade de excelência nacional.