Notícia 065

BahiaRT é TRICAMPEÃO BRASILEIRO de Futebol de Robôs

Mais uma vez a equipe de competições científicas do ACSO - Bahia Robotics Team (BahiaRT) - traz troféus para Salvador. Ao final da XIV Competição Latino americana de Robótica (LARC) e XIII Competição Brasileira de Robótica (CBR), o BahiaRT conquistou o troféu de Tricampeão Brasileiro e Bicampeão Latinoamericano na categoria Futebol de Robôs Simulação 3D.


BahiaRT trouxe dois troféus na bagagem.

Vencedor da competição nacional nos últimos três anos, o BahiaRT estabelece uma hegemonia nacional e latinoamericana nesta modalidade. Os resultados que surgem agora derivam de mais de 5 anos de pesquisas científicas em projeto liderado pelos profs. Marco Simões e Josemar Souza. Para atingir este nível de excelência, são necessárias investigações em áreas como controle de robôs bípedes, inteligência artificial e sistemas multiagentes.


BahiaRT representou de forma brilhante o Estado da Bahia na LARC/CBR 2015.

Além do título conquistado, o BahiaRT trouxe também o troféu de segundo lugar na categoria RoboCup@Home. É o segundo ano que a equipe conquista a segunda melhor colocação no evento nacional e continental. Em uma disputa muito acirrada e decidida por poucos décimos de diferença na pontuação, a equipe BahiaRT conseguiu melhorar o desempenho nas provas da competição em relação ao ano anterior e superar outras cinco equipes tradicionais nas competições de robótica no país.

Futebol de Robôs

A categoria futebol de robôs simulação 3D foi dominada pela equipe BahiaRT nos últimos 3 anos. Além disto, a equipe tem conquistado nos últimos 2 anos os melhores resultados brasileiros nos eventos mundiais da RoboCup justamente nesta categoria.

Durante a LARC/CBR 2015, o BahiaRT enfrentou dois adversários: ITAndroids - do Instituo Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP)- e UTBots - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).


Um dos gols do BahiaRT na jornada vitoriosa durante a LARC/CBR.

Nas etapas classificatórias, a equipe BahiaRT goleou os dois adversários em todas as etapas: 6x0, 5x0 e novamente 6x0 sobre o ITAndroids; e 7x0, 8x0 e 9x0 sobre o UTBots.


Integrantes do BahiaRT mantêm olhos atentos ao desempenho da equipe para futuras melhorias.

A grande final foi contra a equipe do ITAndroids e o BahiaRT repetiu os 6x0 da partida anterior, finalizando a competição com 47 gols marcados e nenhum gol sofrido.

Robôs de Serviços

Nesta categoria, os robôs precisam interagir com seres humanos em um ambiente que reproduz uma residência tradicional. As provas envolvem navegar pelo ambiente sem colidir com pessoas nem objetos, reconhecer pessoas, responder perguntas em linguagem natural, seguir pessoas, reconhecer objetos que existem tipicamente numa cozinha como cerveja, refrigerante, salgadinhos, etc entre outras provas.


BILL representa o BahiaRT na modalidade RoboCup@Home.

O ACSO construiu o robô BILL para representar o BahiaRT nesta categoria e também atender outro projeto envolvendo mobilidade e serviços. BILL teve seu melhor desempenho na prova de reconhecimento de objetos e também esteve entre os primeiros nas provas de seguir pessoas e reconhecimento de voz humana para responder a perguntas.


Equipe BahiaRT tira fotos com BILL no ambiente de competição.

O resultado superou o desempenho anterior de BILL tanto na competição nacional do ano anterior quanto no mundial deste ano quando BILL foi o robô brasileiro com melhor desempenho.

Em breve divulgaremos mais fotos e videos referentes à participação da equipe ACSO/BahiaRT na LARC/CBR 2015. Além deste site, as notícias, imagens e videos podem ser acompanhados na página do BahiaRT no Facebook.

O ACSO é vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra (Campus I) - DCET-I - que também é o principal patrocinador dos projetos do ACSO inclusive os que fazem parte da iniciativa BahiaRT.

A equipe BahiaRT é liderada pelos professores Marco Simões e Josemar Souza e conta com um grupo de bolsistas e voluntários: Emmanuel Argollo, Alan Deivite, Camila Silva, Claudia Elizabete Ramos, Sergio Souza Jr., Fagner Pimentel, Adailton Cerqueira Jr., Gabriel Santos, Ricardo Matos, Ramon Mercês, José Diogo Carneiro, Rodrigo Teixeira e Rebeca Souza. O grupo conta ainda com o apoio e co-orientação do prof. Diego Frias.

Para maiores informações sobre o BahiaRT visite sua página oficial.