Notícia 058

BahiaRT é Campeão de Robótica em Portugal

A equipe de competições científicas do ACSO - Bahia Robotics Team (BahiaRT) - sagrou-se campeã de futebol de robôs na competição portuguesa de robótica (Portuguese RoboCup Open - Robotica 2015). O evento aconteceu na cidade de Vila Real em Portugal no período de 8 a 12 de abril de 2015.

O BahiaRT disputou a modalidade futebol de robôs simulação 3D. Nesta categoria equipes formadas por 11 robôs bípedes simulados em um ambiente computacional disputam partidas com regras bastante próximas ao futebol de humanos. O grande desafio desta modalidade de disputa é gerar o conhecimento em algoritmos e inteligência artificial necessários para permitir a evolução dos robôs bípedes atuais.


Melhores momentos da partida final que deu o título ao BahiaRT.

Após sagrar-se campeão latino americano e brasileiro e conquistar o quinto lugar no mundial RoboCup no ano passado, o BahiaRT encontrou na decisão da competição a equipe local FC Portugal - quarta colocada no mundial de 2014. A disputa foi acirrada e foram necessárias três partidas para decidir o título. Após dois empates em 0x0, na terceira partida o BahiaRT venceu os anfitriões por 1x0 e conquistou o título na casa do adversário. Os resultados oficiais estão disponíveis no site do evento.

O BahiaRT prepara-se para a disputa do mundial RoboCup 2015 que acontecerá na China em Julho deste ano buscando a disputa do inédito título mundial em robótica para o Brasil.

Para maiores informações sobre o trabalho da equipe BahiaRT visite o site da equipe.