Notícia 053

ACSO/BahiaRT apresenta BILL: o primeiro robô de serviços da Bahia

Como resultado parcial de um esforço de mais de seis anos, o ACSO - através de sua inciativa - apresenta o protótipo do primeiro robô de serviços desenvolvido na Bahia: BILL.

BILL possui um site próprio e irá tentar ser o primeiro robô Brasileiro a qualificar-se para a disputa da RoboCup@Home - maior competição mundial de Robôs de Serviços.


BILL: primeiro robôs de serviços da Bahia em sua aparência atual.

O que é um robô de serviço ?

Um robô de serviço se propõe a servir o ser humano nas suas necessidades cotidianas. Robôs de serviço podem executar tarefas domésticas (como limpeza, cozinhar, etc), cuidar de crianças e idosos, assistir pessoas enfermas e executar qualquer serviço necessário ao bem estar do ser humano.

Atualmente os robôs de serviço representam uma fronteira do conhecimento na área de robótica. Ainda não existem robôs de serviço no mundo capazes de executar com perfeição todas as tarefas às quais se propõem. Mas, a cada ano os protótipos estão evoluindo permitindo-nos prever que - em breve - teremos robôs de serviço à venda no varejo para uso da população.

O que é RoboCup@Home ?

A RoboCup é uma iniciativa científica mundial que visa o desenvolvimento da robótica e inteligência artificial. Formada por várias categorias ou ligas, anualmente a comunidade reúne-se no grande evento anual RoboCup conhecido como uma copa do mundo de robótica. Dentre estas categorias está a RoboCup@Home que tem como objetivo o desenvolvimento de robôs de serviços para atuar em ambiente doméstico.

Os principais protótipos de robôs desta modalidade reúnem-se anualmente para disputar quem é o melhor robô do serviços do mundo. Até hoje, nunca um robô brasileiro obteve qualificação para participar da competição mundial. Para qualificar-se é necessário demonstrar mérito científico com resultados práticos reais comprovados numa pré-seleção realizada pelo comitê organizador da categoria. Apenas os melhores conquistam a vaga.

No video a seguir é possível ter uma noção algumas das habilidades já dominadas pelos principais robôs de serviço do mundo que disputam a RoboCup@Home.

BILL

BILL é o terceiro protótipo produzido pelo ACSO nesta modalidade. Mas é o primeiro com reais chances de pleitear uma qualificação para RoboCup. Por este motivo, este ano será a primeira tentativa do ACSO em qualificar-se nesta categoria da RoboCup.


Zé: Primeiro Campeão Brasileiro da RoboCup@Home é ancestral de BILL.

Os antecessores de BILL ( - 2013 e Tricinctus - 2014) cumpriram a missão de criar a competição RoboCup@Home dentro do evento brasileiro - Competição Brasileira de Robótica (CBR)- em 2013 quando sagrou-se campeão da primeira demonstração brasileira de RoboCup@Home. Em 2014, o Tricinctus conquistou o vice-campeonato da primeira edição oficial de competições latino-americanas da RoboCup@Home criando uma rede de colaboração com outras instituições no continente.


Tricinctus: Antecessor direto de BILL e atual vice-campeão Latino-americano na categoria RoboCup@Home.

Em 27 de outubro de 2014, depois de mais de seis anos de intenso trabalho de pesquisa, nasceu BILL - terceiro protótipo de robôs de serviço do ACSO e o primeiro criado no estado da Bahia, com capacidades superiores a todos os robôs que disputaram a última edição da CBR e com condições de pleitear a primeira qualificação brasileira para a RoboCup@Home.


Aparência projetada de BILL para participação no mundial RoboCup 2015 em Julho na China.

O desenvolvimento de BILL é realizado por pesquisadores e estudantes da Uneb vinculados ao ACSO em cooperação com demais pesquisadores e estudantes da área de Design do DCET-1. Visite o site de BILL e conheça suas capacidades e sua equipe desenvolvedora.

Para maiores informações sobre o BahiaRT, viste o site da equipe.