Notícia 039

Uneb Conquistou Bicampeonato Latino-Americano de Futebol de Robôs

A equipe Bahia Robotics Team (BRT) do ACSO/Uneb conquistou o título de bicampeã Latino-americana de futebol de robôs na modalidade Realidade Mista. O feito se deu em São Bernardo do Campo-SP durante a Competição Latino Americana de Robótica (LARC 2010) no período de 23 a 28 de outubro deste ano.

Nas duas vezes em que a LARC abrigou a modalidade Realidade Mista (2008 e 2010), a mesma foi vencida pela equipe BahiaMR da Uneb que garante assim a hegemonia desta categoria no continente latino-americano.


Equipe BahiaMR recebendo o troféu de Bicampeã Latino-Americana.

As competições de robótica de âmbito continental ou nacional são abertas à participação de equipes de outros países e continentes. Na fase decisiva da Realidade Mista na LARC 2010, três equipes se enfrentaram: BahiaMR (Uneb/Brasil), MRL (Irã) e S&TrN (Irã). As equipes se enfrentaram em partidas de ida e volta e as duas melhores disputaram a grande final. Os resultados foram os seguintes:

  • S&TrN 0x10 MRL
  • BahiaMR 6x4 MRL
  • S&TrN 0x10 BahiaMR
  • BahiaMR 10x5 MRL
  • S&TrN 0x10 BahiaMR
  • S&TrN 3x13 MRL

Final:

BahiaMR 7x4 MRL


Robôs da Realidade Mista em ação na LARC 2010.

Estes resultados deram o Bicampeonato invicto à equipe BRT. Considerando que nos anos que o Brasil sedia a edição latino-americana do evento este representa também o título nacional, esta é a terceira conquista brasileira da equipe nesta modalidade (venceu também em 2007 na competição brasileira de robótica) mantendo a liderança da equipe BRT na categoria.

A equipe MRL que foi vencida três vezes pelo BahiaMR durante a competição foi a terceira colocada na última copa do mundo RoboCup em Cingapura quando superou o BahiaMR que ficou em quarto lugar. Agora, o BahiaMR ultrapassa novamente o MRL num equilibrado confronto que vem se desenrolando desde o mundial de 2009 em Graz (Áustria) quando o BahiaMR conquistou o terceiro lugar em cima do MRL.

Vice-campeão na 3D

Além do título do BahiaMR, a equipe BRT conquistou o vice-campeonato latino-americano na modalidade Simulação 3D, disputada pela primeira vez pelo BRT em uma competição latino-americana.


Equipe Bahia3D recebendo o troféu de vice-campeã Latino-Americana.

A decisão foi contra a equipe Nexus3D do Irã que venceu a equipe Bahia3D. A simulação 3D é uma das modalidades que o BRT disputa há menos tempo e já participou de dois mundiais e conquista agora seu primeiro troféu, o de vice-campeão latino-americano.


Troféus conquistados pela BRT na LARC 2010.

Outras participações

Além destas duas modalidades o BRT disputou também as modalidades Simulação 2D com a equipe Bahia2D e IEEE Open com a equipe CRT-BRT em parceria como Senai Cimatec.

Na 2D, a equipe BRT, em processo de reestruturação do seu código fonte, não obteve a classificação para as fases finais. Mas passou a integrar uma nova iniciativa de criação de um projeto nacional para criação da equipe Brasil2D para disputar os próximos mundiais da categoria. Nesta nova iniciativa, as principais equipes brasileiras que estiveram na LARC 2010 irão desenvolver em rede novas estratégias de inteligência artificial para criar uma equipe competitiva em nível mundial para representar o Brasil. A equipe Bahia2D está responsável pelo desenvolvimento da coordenação entre jogadores do time bem como contribuir em questões referentes ao planejamento dinâmico de ações.


Robô da equipe CRT-BRT que disputou a categoria IEEE Open.

A equipe CRT-BRT disputou sua primeira competição e também não obteve classificação para as fases finais. Foi a primeira participação do BRT numa categoria composta 100% por robôs e ambiente físico. Esta equipe é resultado da parceria da Uneb com o Senai Cimatec e faz parte do planejamento do BRT para chegar às categorias físicas da RoboCup.


Equipe CRT-BRT formada pela parceria entre ACSO/Uneb e Senai Cimatec

Durante a LARC 2010, o Prof. Marco Simões da Uneb foi responsável pela organização da categoria Realidade Mista, contando com o inestimável apoio dos estudantes Juliana Reichow e Fagner Moura - membros dos comitês organizador e técnico da categoria para o mundial da RoboCup 2011 em Istambul - que o representaram em São Bernardo do Campo. O estudante da Uneb Adailton Junior também foi nomeado coordenador da categoria Simulação 3D.

Durante o evento, o prof. Josemar Souza também foi eleito para compor a comissão especial de robótica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Delegação

A delegação unebiana comandada pelo Prof. Josemar Souza que foi à São Paulo foi integrada pelos estudantes de Sistemas de Informação da Uneb Juliana Reichow, Fagner Moura, Flávio Sapucaia, Murilo Reis, Ayran Cruz, Adailton Junior, Adriano Veiga, Bruno Silva e também pelo egresso do curso de Análise de Sistemas da Uneb, atualmente Mestrando em Mecatrônica pela UFBA, José Grimaldo Silva Filho. Pelo Senai Cimatec estiveram presentes os estudantes Paula Mota e Joserland Santos.


Delegação Uneb/BRT-Senai/Cimatec presente na LARC 2010.

Além do Prof. Josemar, o projeto BRT é orientado pelos profs. Marco Simões e Diego Frias.


Equipe BRT junto com outras equipes baianas que disputaram a categoria RoboCup Junior.

Maiores informações sobre o projeto estão disponíveis no Site do BRT.