Notícia 035

ERBASE 2010: alunos da Uneb premiados.

No período de 26 a 30 de abril, aconteceu em Maceió-AL a X Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE 2010). O evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) através da sua regional Nordeste 3 que engloba os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Neste evento, estudantes, profissionais, professores e pesquisadores da área de Computação e Informática reúnem-se para discutir os assuntos mais relevantes da área. Palestras nacionais e internacionais, minicursos e laboratórios são oferecidos aos participantes durante a programação. Além disto, existem eventos destinados especialmente aos estudantes de graduação, visando integrá-los à prática do desenvolvimento de pesquisa tecnológica. O WTICG (Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação) é o principal destes eventos que integram a ERBASE.


Foto 1: Adailton Cerqueira Jr. apresentando seu artigo em Maceió.

Alunos de graduação de qualquer instituição dos estados que compõem a regional, podem submeter artigos científicos relatandos seus resultados de iniciação científica(IC) ou trabalhos de conclusão de curso(TCC). Em 2010, a UNEB teve 5 artigos aceitos para apresentação:

  • José Grimaldo Silva, Marco A. C. Simões e Jorge Farias. Metaprogramação e Padrões de Projeto na construção de um servidor para futebol de robôs usando Realidade Mista. (trilha TCC)
  • Fagner Pimentel, Marco A. C. Simões, Diego Frias e Josemar Souza. MR-Simulator: A Simulator for the Mixed Reality sub-league of Robocup. (trilha IC)
  • Adailton Cerqueira Jr., Fagner Pimentel e Adriano Veiga. DominoIA: Um Servidor de Jogos de Dominó. (trilha IC)
  • Fabio Pereira, Tricia Santos e José Maria David. x-ECOLDER: Apoiando a Construção de Modelos Lógicos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. (trilha TCC)
  • Fabiola Moreira e Eduardo Jorge. SPARQL2MDX: Um Componente de Tradução de Consultas em Ontologia para Data Warehousing. (trilha TCC).

Destes, os três primeiros artigos são resultados de trabalhos desenvolvidos no ACSO (Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais). No total do WTICG foram submetidos 72 artigos com 47 aceitos.


Foto 2: José Grimaldo da Silva Filho apresentando seu artigo em sessão especial de trabalhos premiados.

Além das apresentações, os melhores artigos de cada trilha foram escolhidos para receber menção honrosa além de serem apresentados numa sessão especial onde foram premiados o melhor TCC e o melhor trabalho de IC da regional no período 2009-2010. Mais uma vez a Uneb brilhou e faturou o prêmio de melhor TCC através do artigo de autoria de José Grimaldo da Silva Filho.


Foto 3: Professor Josemar Souza entregando prêmio de melhor TCC a José Grimaldo.

PROG-BASE

Outro evento destinado aos alunos de graduação que aconteceu durante a ERBASE 2010, foi o PROG-BASE. Trata-se de uma Maratona de Programação em que os alunos organizados em equipes têm que resolver desafios de programação de computadores. As equipes que resolverem corretamente a maior quantidade de desafios no menor tempo ganham mais pontos.

Os alunos da Uneb, participaram com uma equipe formada por Adriano Veiga, Fabiola Moreira e José Grimaldo da Silva Filho. A equipe Unebiana resolveu seis das dez questões apresentadas faturando o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. A equipe que ficou em segundo lugar resolveu 5 questões.


Foto 4: Equipe da Uneb Bicampeã do PROGBASE. Da esq. para a dir., José Grimaldo, Adriano Veiga e Fabiola Moreira.

Todos os alunos que publicaram artigos e que participaram do PROG-BASE são estudantes dos curso de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas do DCET campus I da Uneb e a maior parte deles participa dos projetos de pesquisa do ACSO.

Formação de Qualidade

Os resultados obtidos pelos estudantes da Uneb confirmam a boa qualidade do curso de Sistemas de Informação que além de ser bem avaliado nos exames oficiais do Ministério da Educação, gera resultados convincentes como estes em eventos organizados pela SBC.

Estão de parabéns todos os docentes, discentes, funcionários que fazem parte do curso de Sistemas de Informação.

Estes prêmios confirmam que a associação entre ensino e pesquisa geram frutos e uma formação qualificada. Esta é a segunda vez que a Uneb fatura o prêmio de melhor TCC do WTICG-ERBASE. A primeira vez foi em 2007, como o trabalho de Hugo Silva. Desde que o ACSO foi criado em agosto de 2006, a qualidade da produção científica dos estudantes do curso melhorou consideravelmente e a UNEB passou a ser presença constante na lista de artigos aceitos da ERBASE. Desta forma, podemos ficar certos que a Uneb está gerando profissionais de alto nível para a sociedade, cumprindo seu papel de formação da melhor forma possível.

ERBASE 2011

Depois de dois anos longe de Salvador, em 2011 a ERBASE voltará à capital baiana e será organizada pela Uneb. O evento acontecerá de 12 a 15 de abril de 2011 sob a coordenação geral dos profs. Leandro Coelho e Josemar Souza.

Para maiores detalhes sobre os projetos desenvolvidos pelo ACSO consulte o site do ACSO.