Notícia 034

Bahia Robotics Team conquistou vice-campeonato no Irã.

O Bahia Robotics Team (BRT) - grupo de equipes de competições científicas em robótica inteligente do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO) da Uneb - conquistou o vice-campeonato na Competição Realidade Mista durante o RoboCup Iran Open em Teerã. O evento aconteceu no período de 6 a 10 de abril de 2010 e contou com a participação do BRT representado presencialmente pelo Bel. José Grimaldo da Silva Filho.

O evento contou com a participação de equipes do Irã, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, China, India, França, Brasil e Paquistão. A Uneb foi a única representante brasileira em todo o evento.

A Competição Realidade Mista é um desafio científico de futebol de robôs onde são usados micro-robôs com dimensões aproximadas de 2,5 cm3 num ambiente simulado. Nesta modalidade o mundo real e o mundo virtual fundem-se gerando o conceito de Realidade Mista.

José Grimaldo representou o BRT duplamente: como membro do comitê técnico do evento e como responsável pela equipe BahiaMR na competição. Como membro do comitê técnico, auxiliou na montagem e configuração do ambiente, além de participar das decisões técnicas acerca da infra-estrutura de hardware e software necessária para o evento.

A equipe BahiaMR disputou o torneio contra duas equipes iranianas: o MRL e o Angels. Na primeira fase, derrotou o Angels por 9x0 e foi vencido pelo MRL por 4x0. Na grande final, o BahiaMR enfrentou o MRL reeditando a decisão mundial do terceiro lugar da RoboCup 2009, vencida pelo BahiaMR. Desta vez, os iranianos levaram a melhor e o BahiaMR ficou com o vice-campeonato.

A competição Realidade Mista atraiu a atenção de grande parte dos visitantes durante o evento. Além do grande público assistir às partidas, nos intervalos várias perguntas foram feitas aos membros do comitê técnico.

José Grimaldo conta que passou muitas horas atendendo ao público e à imprensa local para esclarecer o funcionamento dos jogos da Realidade Mista.

Os objetivos planejados pelo BRT para o Iran Open 2010 foram atingidos. A meta principal era colher informações e resultados de avaliação do estágio atual da equipe no processo de preparação para a competição mundial RoboCup 2010 que acontecerá em Cingapura no mês de junho. As informações trazidas por Grimaldo estão sendo muito úteis na preparação da equipe.

O intercâmbio científico e cultural estabelecido com o Irã e demais países presentes também é um valioso resultado para o ACSO e para a Uneb como um todo.

Equipe BahiaMR

A equipe BahiaMR vem sendo desenvolvida atualmente pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb Juliana Reichow, Fagner Pimentel e Ayran Cruz sob a orientação dos professores Marco Simões, Diego Frias e Josemar Souza.

O grupo está trabalhando na modelagem computacional de movimentos coordenados dos robôs no time abordando áreas como navegação de robôs em ambientes com obstáculos, passe, chute a gol, coordenação entre robôs.

Para maiores detalhes sobre a RoboCup, o BRT, futebol de robôs e a modalidade Realidade Mista visite o site do BRT.