Notícia 033

ACSO tem artigo aceito em conferência internacional

O artigo científico MR-Simulator: A Simulator for the Mixed Reality sub-league of Robocup de autoria de Marco Simões, Josemar Souza, Fagner Pimentel e Diego Frias foi aceito para apresentação oral no Simpósio RoboCup.

Em sua 14a edição, o evento acontecerá no dia 25 de junho de 2010 logo após as competições científicas RoboCup em Cingapura. O Simpósio seleciona anualmente as contribuições científicas mais relevantes da comunidade RoboCup.

Pela primeira vez, o ACSO tem um artigo aceito neste evento, evidenciando o crescente amadurecimento científico do projeto de robótica inteligente desenvolvido pelo grupo.

Além da publicação do artigo nos anais do evento, o mesmo fará parte de uma edição especial da série Lecture Notes in Artificial Intelligence da renomada editora científica Springer, que será publicada em 2011 contendo os artigos do Simpósio RoboCup.

O Artigo

O artigo aceito descreve o modelo do software MR-Simulator desenvolvido na Uneb pelo ACSO. Este software permite a simulação realista dos micro robôs utilizados nas competições de futebol de robôs realidade mista da RoboCup. Com este software, qualquer estudante ou pesquisador pode desenvolver agentes inteligentes para controlar os robôs e testá-los mesmo sem possuir qualquer infra-estrutura física.

Sem o simulador, seria necessário possuir os robôs, uma câmera firewire de alta resolução, carregador de baterias, gravador de firmware, transmissor de sinais infra-vermelho e uma tela LCD de no mínimo 42 polegadas para conseguir testar a inteligência artificial dos agentes desenvolvidos.

Com o MR-Simulator, é possível efeutar os testes possuindo apenas um computador. Isto ajuda na difusão do ambiente de realidade mista, permitindo a adesão de novos grupos de pesquisa a este ambiente.

No artigo, o modelo matemático utilizado para simular a navegação dos robôs e o modelo de colisões entre robôs está descrito. A validação do modelo foi feita através de comparação entre o comportamento dos robôs simulados e os robôs reais.

ERBASE 2010

Outros dois artigos produzidos pelo ACSO foram aceitos também para apresentação durante o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação (WTICG) que acontece durante a X Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe (ERBASE) de 26 a 30 de abril de 2010 em Maceió-AL.

O artigo Metaprogramação e Padrões de Projeto na construção de um servidor para futebol de robôs usando Realidade Mista de autoria de José Grimaldo Filho, Marco Simões e Jorge Farias descreve o uso de técnicas avançadas de engenharia de software para a construção do software MR-SoccerServer. Este software foi desenvolvido pelo ACSO e é utilizado como parte fundamental da infra-estrutura de software da competição de futebol de robôs Realidade Mista da RoboCup. No artigo, os autores apresentam métricas que comprovam a melhoria na qualidade de software proporcionada pela metaprogramação e padrões de projeto.

Este artigo foi indicado para apresentação numa sessão técnica especial constando apenas dos melhores artigos do evento e receberá já uma menção honrosa por este fato. Durante o evento, após as apresentações, os artigos serão avaliados por um comitê que elegerá o melhor artigo de estudante de graduação (best student paper).

O artigo MR-Simulator: A Simulator for the Mixed Reality sub-league of Robocup de autoria de Fagner Pimentel, Marco Simões, Josemar Souza e Diego Frias apresenta uma versão estendida do artigo aceito para o Simpósio RoboCup. Nesta versão o modelo de colisão foi aperfeiçoado e novos resultados experimentais são apresentados.

Em 2009, o ACSO teve um dos artigos premiados com menção honrosa entre os cinco melhores trabalhos dos mais de 40 que foram aceitos durante o WTICG/ERBASE 2009 em Ilhéus. Este ano, os estudantes irão a Maceió defender seus trabalhos e concorrer à premiação com os demais artigos aceitos.

Além dos trabalhos do WTICG/ERBASE, a UNEB estará presente no evento através da palestra "Robótica Livre" x "Robótica Proprietária": paixão ou razão proferida pelo professor Josemar Souza.

ERBASE 2011

Os professores Leandro Coelho e Josemar Souza - coordenadores da ERBASE 2011 - apresentarão em Maceió o projeto do evento do próximo ano que acontecerá em Salvador-BA, na Uneb. Na seção de encerramento, todos serão convidados para vir à Uneb em 2011 e participar da ERBASE.

Para maiores detalhes sobre a RoboCup e futebol de robôs visite o site do BRT.