Notícia 032

Bahia Robotics Team foi convidado para participar de competições científicas no Japão e no Irã.

O Bahia Robotics Team (BRT) - grupo de equipes de competições científicas em robótica inteligente do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO) da Uneb - foi convidado pelos organizadores de duas das mais importantes competições nacionais que compõem o calendário oficial da RoboCup Federation.

Na semana de 6 a 10 de abril de 2010, José Grimaldo da Silva Filho estará representando a Uneb em Teerã no RoboCup Iran Open - campeonato iraniano RoboCup. Grimaldo terá duplo papel: além de competir na modalidade Realidade Mista com a equipe BahiaMR, irá compor o comitê técnico da competição ajudando na configuração, instalação e suporte do sistema central que viabiliza a realização do evento.

Os iranianos financiarão a maior parte da viagem de Grimaldo até o Irã para garantir a sua presença na competição. Esta é a primeira vez que o BRT participará do Iran Open que será uma ótima oportunidade para preparar a equipe para o mundial da RoboCup em Cingapura.

Grimaldo graduou-se no curso de Análise de Sistemas da Uneb (DCET I) no semestre 2009.1 sendo agraciado pelo departamento com uma placa de melhor aluno da turma. Atualmente continua atuando como voluntário no BRT e cursa o primeiro ano do Mestrado em Mecatrônica na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Participação Remota no Japão

Outro convite muito especial recebido pelo BRT foi para participar da RoboCup Japan Open 2010 que acontecerá em Osaka, no Japão, de 1o a 4 de maio de 2010. Os japoneses abriram novamente exceção para permitir a participação remota do BRT, como já aconteceu em 2009. Este ano conseguiram também uma isenção da taxa de inscrição tornando a participação do BRT possível. Novamente, o BRT diputará a modalidade Realidade Mista com a equipe BahiaMR.

A qualidade científica e tecnológica demonstrada pelo BRT nesta categoria gera esta seqüência de convites para que a equipe esteja presente em todas as competições possíveis. Os organizadores no Irã e no Japão fizeram tudo que estava ao seu alcance para garantir a presença Unebiana em suas competições.

Em 2009, o BahiaMR faturou o vice-campeonato no Japan Open. Este ano novamente acontecerá a participação remota. Funciona da seguinte forma: os programas binários que controlam os robôs durante a partida de futebol de robôs são enviados pela internet e, lá no Japão, um operador da organização executa os programas na hora dos jogos. A desvantagem para o BahiaMR é que as partidas não podem ser acompanhadas pelos pesquisadores e estudantes do ACSO para que pequenos ajustes sejam feitos nos programas durante a competição. Mesmo assim, é possível a partir dos resultados e videos disponibilizados posteriormente analisar o desempenho da equipe e prepará-la melhor para o mundial em Cingapura.

Equipe BahiaMR

A equipe BahiaMR vem sendo desenvolvida atualmente pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação da Uneb Juliana Reichow, Fagner Pimentel e Ayran Cruz sob a orientação dos professores Marco Simões, Diego Frias e Josemar Souza.

O grupo está trabalhando na modelagem computacional de movimentos coordenados dos robôs no time abordando áreas como navegação de robôs em ambientes com obstáculos, passe, chute a gol, coordenação entre robôs.

Para maiores detalhes sobre a RoboCup, o BRT, futebol de robôs e a modalidade Realidade Mista visite o site do BRT.