Notícia 031

Bahia Robotics Team conquista a qualificação para participar da RoboCup 2010 em três modalidades.

Pelo quarto ano consecutivo, o Bahia Robotics Team (BRT) - grupo de equipes de competições científicas do ACSO/UNEB nas áreas de robótica e inteligência artificial - conquistou o direito de disputar a copa do mundo de futebol de robôs: a RoboCup 2010. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 01/03/2010.

A RoboCup é a principal competição científica mundial organizada pela RoboCup Federation que visa promover o crescimento e desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. O evento envolve um simpósio científico e um conjunto de competições onde robôs autônomos enfrentam-se em desafios diversos. O principal destes desafios é o futebol de robôs, adotado pela RoboCup como desafio padrão para a inteligência artificial e a robótica no século XXI.

A RoboCup 2010 acontecerá em Cingapura, de 19 a 25 de junho de 2010. Para participar do mundial da RoboCup, equipes do mundo inteiro precisam submeter-se a um processo de qualificação que occore normalmente nos meses de janeiro e fevereiro. Neste processo são submetidos artigos científicos descrevendo os resultados mais relevantes de cada grupo de pesquisa e programas binários para avaliação pelo comitê organizador de cada modalidade. Repetindo o ocorrido em 2009, o BRT obteve sucesso na qualificação em três modalidades:

  • Liga de Simulação - futebol de robôs 2D: equipe Bahia2D
  • Liga de Simulação - futebol de robôs 3D: equipe Bahia3D
  • Competição Realidade Mista - futebol de robôs: equipe BahiaMR

A lista completa de equipes qualificadas na liga de simulação pode ser vista clicando aqui.


Foto 1: Micro-robôs da competição realidade mista jogando futebol.

A lista completa de equipes qualificadas na competição realidade mista pode ser vista clicando aqui.

No site do BRT é possível encontrar uma descrição completa de cada uma destas três categorias bem como o histórico do BRT em cada uma.

Com este resultado, o ACSO/UNEB torna-se o primeiro grupo de pesquisa brasileiro a conquistar o direito de disputar três modalidades da RoboCup durante dois anos consecutivos. O ACSO é um dos poucos grupos brasileiros que conseguiu garantir presença no mundial RoboCup durante quatro anos consecutivos, sempre evoluindo e trazendo resultados cada vez melhores.

Attach:trofeu-rc09-1.jpg Δ | Foto 2: Conquista Inédita para o Brasil.

A principal conquista brasileira na RoboCup aconteceu em 2009, quando a equipe BahiaMR conquistou o terceiro lugar na classificação geral da competição Realidade Mista.


Foto 3: Equipe da UNEB no momento do Recebimento do Prêmio Inédito em Graz, na Áustria.

Além do mundial, o BRT participa regularmente das edições nacionais e continentais da RoboCup: a RoboCup Brazil Open e a Latin American RoboCup Open. No geral, após três anos de disputas, o BRT conquistou seis troféus, sendo dois de campeão, um de vice-campeão e três de terceiro colocado.


Foto 4: Troféus conquistados pelo BRT de 2007 a 2009.

Dedicação no carnaval

Todas as conquistas do BRT sempre foram baseadas na grande dedicação dos integrantes da equipe, em especial os estudantes do cursos de Sistemas de Informação da UNEB - Campus I.

A equipe Bahia2D é resultado do trabalho de Bruno Silva, Igor Santana e Yargo Mascarenhas, além de antigos membros que saíram do grupo ou concluíram o curso.

A equipe Bahia3D é resultado do esforço de Adriano Veiga, Adailton Junior e Edivã Gonçalves.

A equipe BahiaMR é resultado da dedicação de José Grimaldo Filho, Fagner Moura, Juliana Reichow, Flávio Sapucaia, Murilo Alves e Renan Barcellos.

Todos os estudantes são orientados pelos profs. Marco Simões, Josemar Souza e Diego Frias do Departamento de Ciências Exatas e da Terra - Campus I.

Neste ano, uma peculiaridade foi o prazo final para submeter todo o material para qualificação: 15/02/2010 à meia-noite. Em plena segunda-feira de carnaval, os alunos estavam no laboratório do ACSO finalizando o material para submeter. Aliás, os alunos fizeram do laboratório sua moradia durante quase todo o período de folia momesca, sobrando somente a terça-feira para a aproveitar a festa.

Toda esta dedicação foi recompensada com o resultado positivo que acaba de ser divulgado.

Reconhecimento Internacional

Os bons resultados obtidos pelo BRT deram uma posição de destaque para a UNEB tanto no cenário internacional quanto nacional nas comunidades científicas das áreas afins. Uma conseqüência direta deste destaque foi a eleição de dois representantes da UNEB para compor as comissões organizadora (OC) e técnica (TC) da competição Realidade Mista durante a RoboCup 2010. A eleição aconteceu em Graz, na Áustria durante a RoboCup 2009 e elegeu o prof. Marco Simões para compor o OC e o estudante José Grimaldo Filho para compor o TC.

Desde a eleição, os representantes da UNEB têm trabalhado de forma ativa nos respectivos comitês e foram responsáveis inclusive pela obtenção de patrocínio para a realização da competição em Cingapura e por convencer a presidente da RoboCup Federation em aceitar a competição como evento oficial RoboCup novamente em 2010. Em 2009, houve um decréscimo na quantidade de equipes (apenas sete equipes participaram) em relação aos anos anteriores nesta competição e isto levou a federação a questionar a continuidade desta competição como evento oficial RoboCup.

O trabalho do OC e TC levou ao resultado de 18 times qualificados para a competição Ralidade Mista na RoboCup 2010. Caso todos se inscrevam e compareçam ao evento, será a maior de todas as 4 edições desta competição em mundiais RoboCup, refletindo o bom trabalho realizado pelos comitês com participação decisiva da UNEB. Este fato foi fundamental para a RoboCup Federation garantir a continuidade do evento e agendar reuniões em Cingapura com os membros do OC e TC para discutir o futuro a longo prazo desta competição como importante elemento nos objetivos globais da RoboCup.

A composição do OC e TC desta competição pode ser vista clicando aqui.

Apoio Garantido

O grupo de pesquisadores do ACSO já conversou pessoalmente com o Magnífico Reitor Lourisvaldo Valentim que garantiu a manutenção do seu apoio para viabilizar recursos para financiamento da viagem da delegação Unebiana até Cingapura.

Este apoio dá uma grande tranquilidade aos membros do BRT, pois caso existisse alguma possibilidade da viagem não se concretizar, a UNEB seria banida definitivamente da RoboCup por quebrar os compromissos assumidos com esta federação desde o ano anterior.

Desta forma, os pesquisadores e estudantes do ACSO agradecem antecipadamente ao Magnífico Reitor e a todo o grupo gestor pelo apoio dado ao BRT desde sua criação em 2006. Agradecimentos também à direção do Departamento de Ciências Exatas e da Terra I tanto na gestões anteriores dos profs. Marcelo Ávila - atual Pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - e Tânia Pereira, bem como da atual gestão da profa. Marta Valéria Almeida S. de Andrade que sempre deram fundamental apoio às atividades do BRT e do ACSO.