Notícia 027

Bobô parabeniza equipe Bahia Robotics Team pela conquista na Áustria.

No último dia 27 de julho de 2009, aconteceu no Teatro Uneb a mesa redonda "A Copa do Mundo de 2014 e suas Implicações na cidade de Salvador". O evento promovido pelo curso de Urbanismo da Uneb, Campus I e pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra I(DCET-I), foi aberto pelo Professor Marcelo Ávila, diretor do DCET-I. Durante a cerimônia de abertura, o diretor aproveitou para parabenizar publicamente o Bahia Robotics Team pela conquista no mundial da RoboCup na Áustria. Os professores Marco Simões e Josemar Souza e os estudantes Adailton Cerqueira, Bruno Silva e Juliana Reichow foram convidados para subir à tribuna onde foram homenageados.

O Prof. Marco Simões aproveitou para explicar à plenária um pouco sobre o projeto de futebol de robôs e a inciativa RoboCup. Lembrou inclusive, que a RoboCup Federation costuma dar preferência por sediar sua copa do mundo anual em países que sediam olimpíadas e mundiais da FIFA, o que significa que em 2014 o Brasil tem a preferência para organizar pela primeira vez uma copa do mundo de futebol de robôs.


Foto 1: Da esq. para a dir., profs. Marco Simões e Josemar Souza do ACSO, o Reitor Lourisvaldo Valentim e o diretor do DCET-I Marcelo Ávila.

Também estiveram presentes no evento, o Magnífico Reitor Lourisvaldo Valentim, o coordenador do colegiado de Urbanismo, André Santos, o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Raimundo Nonato da Silva (Bobô), o diretor de operações da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Armindo González e a diretora de mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Greice Gomes.

O Magnífico Reitor, na abertura do evento reforçou as palavras do diretor do DCET-I e parabenizou-o pela inciativa de homenagear a equipe de futebol de robôs do ACSO, afirmando que o trabalho do BRT enche de orgulho a Uneb.

O ex-jogador de futebol Bobô mostrou-se bastante interessado em conhecer a iniciativa do futebol de robôs e parabenizou o BRT pelo sucesso conquistado em Graz. Sugeriu que o trabalho seja mais divulgado, com exibições públicas do time de robôs da Uneb. Bobô ainda brincou fazendo uma encomenda ao BRT: produzir um robô para ser o novo meia ofensivo do Bahia. Como BRT e Bahia vestem as mesmas cores - azul, vermelho e branco - não deixa de ser uma boa idéia.

Attach:evento-dcet-bobo-200907-1.JPG Δ | Foto 1: Da esq. para a dir., Bruno Silva, Adailton Cerqueira, Juliana Reichow, André Santos, Raimundo Nonato(Bobô), Marco Simões, Josemar Souza, Lourisvaldo Valentim e Marcelo Ávila.

O BRT está solucionando alguns problemas técnicos com os robôs e planeja em breve iniciar uma série de exibições públicas deste trabalho dentro e fora da Uneb.