Notícia 022

ACSO/UNEB conquista vice-campeonato de futebol de robôs no Japão

A equipe Bahia Robotics Team (BRT) - desenvolvida em projeto científico liderado pelo ACSO/UNEB - conquistou o vice-campeonato durante a RoboCup Japan Open 2009 Osaka. A competição científica aconteceu de de 7 a 10 de maio de 2009.

O BRT disputou a competição na modalide Futebol de Robôs Simulado Realidade Mista. Nesta modalidade a equipe do BRT - BahiaMR - participou remotamente. Os software para controle dos micro robôs padrão foi enviado pelos estudantes do ACSO na madrugada do dia 7 de maio para o Japão e lá um operador executou o software para controlar os robôs que representavam a UNEB na disputa.

As equipes SOCIO (Japão), Fukui United (Japão), Tatsunootoshigo (Japão) e BahiaMR (Brasil) participaram de competições de futebol de robôs em pontos corridos durante os dois primeiros dias. No último dia foram disputadas partidas semifinais e finais com os cruzamentos definidos pelas colocações no ranking dos primeiros dias. Clicando em cada partida abaixo, videos parciais das mesmas podem ser visualizados. Os resultados foram os seguintes:

Semifinais:

BahiaMR 2x0 Fukui United
SOCIO 0x0 Tatsunootoshigo -> golden goal: 0x1


Decisão do 3o Lugar:

Fukui United 2x1 SOCIO


Final:

BahiaMR 1x1 Tatsunootoshigo -> golden goal: 0x1

O BahiaMR obteve o vice-campeonato empatando a final em 1x1 e perdendo na prorrogação com morte súbita (golden goal).

Pela primeira vez a modalide Realidade Mista presenciou partidas com quatro robôs em cada time. O desempenho é considerado excelente para o grupo que está se preparando para dipustar o mundial na Áustria em julho.

Tecnologia Brasileira

O Japan Open foi uma competição japonesa movida com tecnologia brasileira. Na modalidade realidade mista, micro-robôs reais disputam partidas de futebol em um campo virtual. Os robôs são reais mas o ambiente é simulado. Isto é exatamente o conceito do termo Realidade Mista.

Para que a competição possa acontecer é preciso ter um software simulador que forneça toda a simulação física do ambiente, bola, traves além de um árbitro capaz de verificar os eventos do jogo como gol, tiro de meta, etc. O software utilizado no Japan Open, o MR-SoccerServer, foi desenvolvido nos laboratórios do ACSO no campus I da UNEB por professores e estudantes do grupo.

Este software já serviu de base para a realização da competição latino americana de robótica em 2008 (LARC 2008) realizada em Salvador, BA. Também serviu de suporte para competições como o Iran Open 2009 no Irã e o German Open 2009 na Alemanha. Agora os japoneses testaram e aprovaram o software brasileiro que será usado como ferramenta de simulação desta competição no mundial da Áustria.

O MR-SoccerServer é parte relevante da contribuição científica do ACSO para a comunidade internacional envolvida com o projeto científico RoboCup.