Notícia 021

ACSO/UNEB teve três artigos de iniciação científica aceitos para publicação na IX ERBASE

Os estudantes de iniciação científica do ACSO/UNEB receberam a notícia de aceitação de 03 artigos científicos para serem publicados e apresentados no Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação Bahia-Alagoas-Sergipe (WTICG-BASE).

O Workshop é um evento paralelo tradicionamente realizado durante a IX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE). Este é o principal evento regional promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na região Nordeste 3 (que compreende os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe).

O WTICG-BASE é um evento destinado exclusivamente a alunos de graduação que desejam apresentar seus trabalhos de iniciação científica e de conclusão de cursos. Apenas os melhores trabalhos são aceitos para publicação e apresentação. Durante o evento, uma comissão irá eleger os melhores trabalhos para serem premiados.

O ACSO estará presente com três artigos aceitos:

  • MR-SoccerServer: Um Simulador de Futebol de Robôs usando Realidade Mista - Autores: José Grimaldo da S. Filho(UNEB), Adailton de J. Cerqueira Jr.(UNEB), Juliana F. Reichow(UNEB), Fagner de A. M. Pimentel(UNEB) e Elen M. R. de J. Casaes(FIB).
  • Envelhecimento de Software: Um Estudo de Caso - Autores: José Grimaldo da S. Filho(UNEB), Adailton de J. Cerqueira Jr.(UNEB), Jorge Farias(UNEB) e Marco A. C. Simões(UNEB).
  • Uma Estratégia para Seleção de Agentes Heterogênos para o Futebol de Robôs Simulado - Autores: Luciana Silva(FIB) e Marco A. C. Simões(UNEB).

A IX ERBASE será realizada no período de 4 a 8 de maio de 2009 em Ilhéus sob a organização da UESC. A UNEB estará presente com a apresentação destes três artigos e mais a participação dos profs. Marco Simões e Josemar Souza ministrando minicursos, palestras e participando de mesas redondas.

Em 2011, a UNEB sediará a ERBASE em Salvador pela segunda vez (já que foi a organizadora da II ERBASE) e o envolvimento dos professores e estudantes do curso de Sistemas de Informação do DCET-I é fundamental para o sucesso do evento.