Notícia 013

Alunos egressos do ACSO são aprovados em Mestrados no Brasil e na Alemanha.

Nos primeiros meses de 2008, a equipe de pesquisadores e estudantes do ACSO foi agraciada com a notícia de que dois dos nossos estudantes - alunos egressos em 2007 e 2008 do curso de Análise de Sistemas da UNEB DCET1 - foram aprovados no processo seletivo de dois importantes programas de Mestrado.

Primeiro veio a notícia da seleção de Jessica Meyer Garcia para o programa de Mestrado em Ciências Cognitivas na Universidade de Osnabrück na Alemanha. Jessica foi aprovada dentre as quinze vagas disponíveis para estrangeiros no conceituado programa. Jessica terá oportunidade de continuar seus estudos em Robótica Autônoma iniciados em dezembro de 2006 no ACSO. A Universidade de Osnabrück é a responsável pelo desenvolvimento da equipe de futebol de robôs simulado Brainstormers, atual campeã mundial da modalidade. Jessica está de viagem marcada para o final do mês de março rumo à Alemanha para iniciar Mestrado em abril.

A segunda boa notícia do mês foi a aprovação de Hugo da Luz Silva no programa de Mestrado em Sistemas Mecatrônicos da Universidade de Brasília (UnB). Primeiro bolsista de iniciação científica do ACSO, Hugo foi responsável pelos primeiros desenvolvimentos da equipe de futebol de robôs simulado Bahia2D desenvolvida pelo Bahia Robotics Team no ACSO. Hugo obteve a segunda colocação no total de dez vagas no processo seletivo. Desde a conclusão do seu curso na UNEB no início de 2007, Hugo continuou colaborando como voluntário no grupo de pesquisa em Robótica da UNEB.

Os dois estudantes representaram a UNEB na Seleção Brasileira de Robótica (SBR) durante a Robocup 2007 em Atlanta, EUA no mês de julho de 2007. Na oportunidade uma das equipes unebianas de futebol de robôs obteve a quarta colocação na competição mundial. Os dois também fizeram parte da delegação da UNEB na Robocup Brazil 2007 em Florianópolis, SC, no mês de outubro de 2007. Nesta oportunidade a UNEB sagrou-se campeã brasileira na modalidade Visualização Física e obteve a terceira colocação na modalidade futebol de robôs simulado.


Hugo e Jessica trabalhando pela UNEB na Seleção Brasileira de Robótica durante a Robocup 2007 em Atlanta, EUA(julho/2007).

Os resultados obtidos agora pelos estudantes são fruto da excelência do ensino no curso de Análise de Sistemas (qualificado entre os três melhores do Brasil no último ENADE) aliado à participação efetiva dos mesmos nas atividades de pesquisa científica através do ACSO/UNEB.

Os pesquisadores do ACSO/UNEB parabenizam Hugo e Jessica desejando sucesso na nova jornada e esperamos recebê-los de volta no futuro para reintegrar nossa equipe vencedora.