Notícia 005

ACSO irá representar o Brasil em duas categorias na Robocup 2007

Conforme já divulgado anteriormente?, os pesquisadores da Uneb, através da linha de pesquisa Robótica Inteligente do ACSO, irão representar juntamente com duas outras instituições o Brasil na categoria Physical Visualization da Robocup 2007. Agora o Bahia Robotics Team (consórico formado por UNEB, FIB e FRB) conquistou uma segunda vaga na categoria Soccer Simulation 2D e irá representar duplamente o nosso país em Atlanta, EUA.

O resultado das últimas subligas que faltavam divulgar as equipes qualificadas saiu na noite desta segunda-feira, 26/03/2007. O processo foi dividido em duas etapas: SSIL e melhor artigo. A SSIL (Soccer Simulation Internet League) é uma competição remota entre os times de robôs em ambiente simulado. As 18 equipes oriundas de diversos países do mundo se enfrentaram num torneio por pontos corridos e as oito melhores classificadas obtiveram vagas para Atlanta. A tabela final de classificação e os resultados das partidas (além de animações Flash de cada partida) podem ser vistos no site da SSIL. Dentre as 10 equipes não classificadas, as cinco equipes com melhores artigos científicos de descrição dos seus times (TDP - Team Description Paper) também obtiveram vagas, totalizando 13 classificadas que juntam-se às 3 melhores colocadas da Robocup 2006 para formar o grupo de 16 equipes que disputarão a categoria em Atlanta.

O Bahia Robotics Team (BRT), grupo formado há pouco mais de 8 meses, disputou a fase de qualificação da Robocup pela primeira vez. O BRT competiu em duas categorias: Physical Visualization e Soccer Simulation 2D. Na primeira categoria, conforme notícia anterior?, o BRT já havia obtido qualificação. Agora, o BRT atinge 100% de aproveitamento obtendo também a qualificação na categoria de Futebol Simulado 2D. Durante a SSIL, o Bahia2D (nome do time do BRT que disputou esta categoria) obteve a 14a colocação superando as equipes do ITA-SP, FEI-SP, FURG-RS e KickoffTUG-AUSTRIA. Na 2a etapa, o Bahia2D foi a única equipe brasileira selecionada como um dos cinco melhores artigos e irá representar o Brasil nesta categoria também.

A Categoria de Futebol Simulado 2D utiliza Simuladores ao invés de robôs reais. Um simulador é um programa de computador que simula um ambiente físico. Neste caso, o simulador da 2D simula um campo de futebol e os robôs jogadores de cada time como se fosse um ambiente real, só que projetado na tela do computador. O desafio dos pesquisadores é criar programas usando métodos de inteligência artificial para controlar os robôs simulados no ambiente 2D. O nome 2D vem do fato do simulador considerar apenas um plano bidimensional, abstraindo o eixo Z (altura). Esta é a categoria mais antiga em disputa na Robocup (desde 1996) e os principais grupos de pesquisa já conseguem apresentar equipes muito fortes, com avançados métodos inteligentes de controle. Por isto, para um grupo iniciante como o BRT, é muito difícil conseguir gerar uma contribuição científica relevante nesta categoria, o que maximiza os méritos dos professores e estudantes do BRT.

Quem quiser assistir as partidas do Bahia2D que ocorreram durante a SSIL podem acessá-las diretamente no site da liga, desde que tenha um navegador com plug-in do Macromedia Flash Player. Algumas das principais partidas do Bahia2D:

A lista completa dos times qualificados para a Robocup 2007 na categoria Futebol Simulado 2D pode ser vista em: http://www.uni-koblenz.de/~murray/robocup/rc07/qualification/qualified_teams_rc07.html.

Agora, os times irão "vestir a amarelinha" e serão chamados em Atlanta de Brasil-PV1 e Brasil-2D. Para isto se concretizar, falta apenas um detalhe importantíssimo: PATROCÍNIO. Os custos de inscrição na Robocup, passagens aéreas até Atlanta, estadia e despesas nos 10 dias do evento são bastante elevados e a Seleção Brasileira de Robótica precisa de patrocínio?. Os patrocinadores desta iniciativa estarão associando suas marcas (que serão divulgadas em camisas, bonés e materiais promocionais durante e após o evento) a um grupo de instituições altamente qualificadas que estão na vanguarda do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. No total, as instituições brasileiras reunidas na Seleção Brasileira de Robótica irão disputar NOVE categorias na Robocup, realizando a mais expressiva participação brasileira na história das competições científicas de robótica. Os interessados em patrocinar a seleção brasileira de robótica? devem entrar em contato diretamente com o coordenador da seleção brasileira de robótica, Prof. Jackson Matsuura por e-mail jackson@ita.br OU jackson@itandroids.com OU por telefone (12) 3947.6937. Contato local com o Prof. Marco Simões, coordenador do Bahia Robotics Team - grupo que reúne as equipes baianas que integram a Seleção Brasileira de Robótica - por e-mail msimoes@uneb.br ou marcosimoes@fib.br ou por telefone (71) 9977-4877.