Notícia 105:

BILL visita Feira de Robótica do Colégio Guadalupe

Nesta segunda-feira, 12/11/2019, a equipe ACSO/BahiaRT da Uneb levou o robô BILL para visitar a Feira de Robótica do Colégio Guadalupe, no bairro de Periperi, em Salvador.

BILL fez o traslado confortavelmente acomodado em uma van que o levou do Campus I no Cabula até o colégio na região do subúrbio da capital baiana. Após uma amável recepção por parte da direção e professores do colégio, os alunos do 4o e 5o ano do ensino fundamental demonstraram seus protótipos robóticos exibidos na feira.


Equipe ACSO/BahiaRT faz Divulgação Científica com o Robô BILL em escola do subúrbio de Salvador.

Em seguida foi a vez de BILL entrar em ação. BILL entrou na quadra que sediou a Feira de Robótica para encanto da criançada. Em seguida, os bolsistas do ACSO iniciaram uma demonstração interativa onde as crianças jogaram um jogo de adivinhação com BILL. Cada criança que participou da interação segurava um cartaz com uma figura sem que BILL visse e ele adivinhava qual a figura estava em cada cartaz.


Crianças do ensino fundamental do Colégio Guadalupe apresentaram diversos protótipos robóticos construidos pelos mesmos durante o ano.

Na sequencia uma série de perguntas e respostas feitas pelos estudantes do ACSO e respondidas por BILL demonstrando suas habilidades de interação em linguagem natural.


BILL brincou de adivinhar figuras nas placas levantadas pelas crianças.

Durante todo o evento, foi exibido um video produzido pelo ACSO divulgando as iniciativas científicas do grupo e sua validação através de competições científicas bem como as diversas modalidades de competições científicas de robótica voltadas ao ensino fundamental e médio. Em breve este video será disponibilizado em nosso canal do YouTube. Inscreva-se e receba a notificação.


Após cumprir sua missão social e educacional, BILL volta pra casa.

O ACSO/BahiaRT parabeniza o Colégio Guadalupe pela excelente iniciativa de robótica educacional demonstrada durante a Feira de Robótica. Esperamos que aproveitem a oportunidade de conhecer os desafios da RoboCupJunior e Olimpíada Brasileira de Robótica para continuar evoluindo os projetos de robótica para esta maravilhosa garotada do Colégio Guadalupe !

BahiaRT é uma iniciativa pessoal de pesquisadores e estudantes do ACSO para conseguir validar na prática os resultados dos projetos científicos desenvolvidos no núcleo de pesquisa.