Notícia 100:

ACSO/BahiaRT viaja para representar o Brasil na Copa do Mundo de Robótica - RoboCup 2019

Nesta segunda-feira - 1o de julho de 2019 - o representante da equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) embarca para Sydney na Austrália para representar a Uneb e o Brasil no principal evento científico de Robótica e Inteligência Artificial do mundo: a RoboCup 2019. O evento acontecerá em Sydney na Austrália de 2 a 8 de julho de 2019. O BahiaRT conquistou a qualificação pelo 13o ano consecutivo para disputar a modalidade futebol de robôs simulados 3D.


A equipe BahiaRT é formada por pesquisadores e estudantes do ACSO/Uneb.

A RoboCup reúne mais de 3.000 pesquisadores oriundos de mais de 50 países para discutir e testar na prática suas soluções e resultados científicos em diversas modalidades de desafios robóticos. Um dos destaques da RoboCup é o Futebol de Robôs. Este desafio representa uma classe de problemas onde times de robôs precisam cooperar entre si de forma autônoma para solucionar problemas complexos. O ACSO, através de sua inciativa BahiaRT, é destaque nesta modalidade sustentando atualmente o título de HEXACAMPEÃO BRASILEIRO e ficando entre os quatro melhores do mundo em três dos ultimos 4 anos. Este resultado é o melhor dentre todas as equipes brasileiras na competição principal das categorias senior da RoboCup.

Durante o evento divulgaremos notícias curtas, resultados, videos em nossas redes sociais.

Apoios Fundamentais

Devido às dificuldades para execução orçamentária no corrente ano por parte da Uneb, os pesquisadores e estudantes do ACSO buscaram apoios externos para garantir a presença da equipe em Sydney.

O principal apoio obtido foi da empresa Daten. A Daten acreditou na iniciativa BahiaRT e compreendeu que, além do desenvolvimento científico, está em jogo a formação de jovens em nível de excelência em robótica e inteligência artificial. Este fato além de ser um divisor de águas na vida destes jovens, enriquece a qualidade dos recursos humanos formados no estado da Bahia dando suporte a uma maior qualidade nos investimentos tecnológicos realizados no Estado.


Uma das principais empresas de tecnologia do Brasil, a Daten forneceu apoio essencial para a participação do BahiaRT na RoboCup 2019.

Inovação, tecnologia, qualidade e, acima de tudo, capital humano marcam a construção da Daten. A Daten é referência no segmento governamental, e vem aumentando significativamente sua participação nos setores de varejo e corporativo. A empresa dispõe de um portfólio com soluções ideais, que atende desde o pequeno empresário até grandes corporações. Com uma história de 17 anos, a Daten é uma das mais importantes indústrias do país. Sua nova fábrica com mais de 25 mil m2 conta com uma área completa de Pesquisa & Desenvolvimento, que tem como principal objetivo projetar produtos modernos e inovadores. Desta forma, a Daten inaugura uma parceria com o BahiaRT viabilizando a representação baiana e brasileira em Sydney.

O segundo apoio essencial veio de uma campanha de crowdfunding organizada pelos pesquisadores e estudantes do ACSO. Até o fechamento desta notícia, 20 doadores apostaram em nossa equipe contribuindo com o valor que puderam para apoiar nossa iniciativa. Como os valores arrecadados ainda não pagam todos os custos de ter um representante em Sydney, a campanha continuará ativa até o final da RoboCup 2019. Quem acreditar nesta iniciativa, pode fazer sua doação que será muito bem vinda !

Desta forma, juntando os apoios da Daten e dos apoiadores da nossa vaquinha virtual conseguimos quase todo o recurso para enviar um representante da equipe a Sydney. O Professor Marco Simões viajará para Sydney representando a equipe. Durante as competições, os robôs são autônomos, ou seja, tomam decisões sozinhos durante os jogos de futebol. A presença do membro da equipe no local é essencial para coletar dados, realizar análises e fazer intervenções na programação do time entre uma rodada e outra da competição.


Estudantes continuarão trabalhando nos laboratórios do ACSO para enviar soluções e protótipos para serem testados durante a RoboCup 2019.

Como os recursos obtidos não foram suficientes para levar toda a equipe - especialmente os estudantes - a equipe BahiaRT organizou um esquema de trabalho à distância. Registros e informações coletadas pelo Professor Marco em Sydney serão enviados para que os demais pesquisadores e estudantes realizem análises e intervenções enviando novas versões do software que controla os robôs para ser usado nas rodadas subsequentes. Esta é uma forma distante do ideal pois os estudantes não conseguem ter dedicação exclusiva à competição como teriam se estivessem presencialmente. Então, naturalmente, os resultados podem ser inferiores aos que seriam obtidos se toda a equipe estivesse presente no local do evento. Além disto, alguns dados serão perdidos e algumas oportunidades de análise e intervenção não serão realizadas prejudicando pelo menos três projetos de pesquisa distintos em andamento no ACSO. Mesmo neste cenário, a presença em Sydney será benéfica e trará retornos para toda a equipe envolvida.


O Professor Marco Simões será o representante do BahiaRT em Sydney.

O Professor Marco ainda é membro do comitê organizador da competição em Sydney, sendo um dos responsáveis por fazer cumprir as regras da competição, reunir com os times para dirimir dúvidas e casos não previstos que venham a ocorrer, e configurar todo o ambiente computacional de suporte ao evento. O professor ainda é membro do comitê executivo da liga de futebol de robôs simulados e participará durante o evento de reuniões para apresentação de relatório executivo da liga nos últimos 12 meses e planjemanento em curto, médio e longo prazo dos desafios científicos futuros que devem ser incoroporados pela RoboCup.

A equipe BahiaRT agradece sinceramente à Daten por acreditar em nosso trabalho e a todos aqueles apoiadores virtuais que nos ajudaram e cujos nomes listamos a seguir:

  • Camila Laranjeira
  • Claudia Elizabete dos Reis Ramos
  • Edivan
  • Erico de Almeida Mascarenhas Filho
  • Genivaldo Ferreira de Araujo
  • Hugo da Luz Silva
  • Jesiel Rodrigues Custodio da Silva
  • Lucas Grassano Lattari
  • Luciano dos Santos Ferreira
  • Mateus Nascimento
  • Mayana Ferreira Santos
  • Rafael Sardinha
  • Romualdo Costa
  • Sabor de Festa
  • Samaronne Do Carmo
  • Sarah Caroline dos Reis Araujo
  • Thiago Alberto Barbosa
  • Virgínia Mota
  • Vitor Sousa da Silva
  • Yan Gabriel dos Anjos Vieira Conceição
  • Zélia Maria de Oliveira Fajardini

A todos vocês nosso sincero muito obrigado !. Faremos o nosso melhor para trazer os melhores resultados possíveis de Sydney e, principalmente, para continuar alimentando o sonho de diversos jovens baianos de tornarem-se grandes profissionais em robótica, inteligência artificial e tecnologia !

BahiaRT é uma iniciativa pessoal de pesquisadores e estudantes do ACSO para conseguir validar na prática os resultados dos projetos científicos desenvolvidos no núcleo de pesquisa.