Notícia 099:

ACSO iniciou o ano difundindo conhecimento científico para a sociedade baiana

Nos primeiros meses do ano de 2019, o ACSO foi convidado para proferir palestras em eventos para estudantes em instituições públicas de ensino no Estado da Bahia.


O ACSO foi convidado para abrir a recepçao da turma de Jogos Digitais 2019.1 do IFBA.

O primeiro evento foi a aula inaugural do curso de Jogos Digitais do Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus de Lauro de Freitas. A palestra aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2019 no campus Lauro de Freitas do IFBA. O Prof. Marco Simões representou o ACSO proferindo a palestra Robótica e Jogos Digitais: Oportunidades e Tendências. O tema inovador foi apresentado como palestra de abertura do evento de recepçao da turma de Jogos Digitais 2019.1 do IFBA. O palestrante utilizou da experiência de mais de 12 anos de produção científica do ACSO em Inteligência Artificial e Robótica para fazer uma ligação com a área de Jogos Digitais, vislumbrando diversas oportunidades de cooperação e trabalho das duas comunidades científicas.


O Prof. Marco Simões abordou o inovador campo de interseção entre a Robótica Inteligente e os Jogos Digitais.

Semana de Computação da UFBA

Em março foi a vez da Universidade Federal da Bahia - UFBA convidar o ACSO para integrar o time de palestrantes da Semana de Computação 2019 da UFBA. O evento teve a finalidade de fomentar o empreendedorismo e movimentar a comunidade de computação do estado da Bahia.


Audiências cheias em todas as apresentações da SEMCOMP 2019 na UFBA.

Em sua sétima edição, a SEMCOMP apresentou uma programação bem diversificada. Grandes nomes nacionais do cenário da computação ministraram minicursos, palestras e atividades para capacitação técnica dos participantes. O Prof. Josemar Rodrigues de Souza ministrou a palestra Robótica de Serviços e Assistiva apresentando os principais conceitos e aplicações da área e a experiência prática do ACSO ao construir o primeiro robô de serviçõs para ambiente residencial do Brasil: BILL. BILL foi um dos primeiros robos brasileiros a disputar o desafio internacional de robótica de serviços RoboCup@Home. A palestra também abordou o projeto da cadeira de rodas inteligentes desenvolvido pelo ACSO.


O Prof. Josemar Souza abordou o inovador campo de interseção entre a Robótica Inteligente e os Jogos Digitais.

Desta forma o ACSO cumpre sua missão de devolver à sociedade todo o conhecimento criado e desenvolvido no Núcleo de Pesquisa nos seus 12 anos de existência. Frequentemente, o ACSO é convidado para apresentar os resultados de suas pesquisas, ratificando sua posição de referência na Bahia para os asssuntos de Robótica e Inteligência Artificial.