Notícia 098:

UNEB está qualificada pelo décimo-segundo ano para disputar a Copa do Mundo de Robótica - RoboCup 2019

No final do mês de fevereiro/2019, a equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT) conquistou a qualificação para representar o ACSO/DCET-I/Uneb no maior evento de Robótica do Mundo: a RoboCup 2019. O evento acontecerá em Sydney na Austrália, de 2 a 8 de julho de 2019.

A RoboCup é um evento científico intinerante organizado anualmente pela RoboCup Federation. O evento reune regularmente entre 3.000 e 5.000 estudantes e pesquisadores oriundos de mais de 50 países em atividades de Simpósio Científico e Competições Científicas. Além da apresentação dos resultados de pesquisas realizadas durante o ano, os pesquisadores são desafiados colocar seus robôs inteligentes para competir em diversos desafios práticos apresentados pela organização do evento. Os desafios envolvem tanto a engenharia elétrica e mecânica para construção de robôs, quanto a Inteligência Artificial para programá-los como agentes autônomos independentes e capazes de resolver problemas complexos do dia a dia.


BahiaRT representará o Brasil através do ACSO/UNEB na Copa do Mundo de Robótica.

A UNEB é a única Universidade baiana que vem participando do evento regularmente nos últimos 12 anos. Para participar, é preciso conquistar a qualificação técnica e científica para tal. A qualificação é feita através da avaliação de renomados pesquisadores do material submetido pela equipe. O material de qualificação inclui artigo científico de descrição do time, relação de contribuições do grupo de pesquisa associado para a comunidade RoboCup, além de evidências de desenvolvimento prático dos resultados de pesquisa descritos. Somente as melhores equipes obtêm a qualificação para participar do mundial RoboCup. No último dia 25 de fevereiro, o ACSO recebeu a notícia de estar mais uma vez qualificado para disputar o desafio de Futebol de Robôs Simulação 3D.

História na Comunidade

A UNEB obteve nos últimos cinco anos o melhor desempenho dentre todas as universidades brasileiras nas modalidades universitárias do desafio mundial RoboCup. Este desempenho, coloca a Uneb em destaque nesta relevante comunidade científica internacional. Estes resultados se refletem também no evento nacional equivalente (LARC/CBR) onde a Uneb vem há seis anos detendo a hegemonia nacional com o hexacampeonato brasileiro e pentacampeonato latino-americano no mesmo desafio de futebol de robôs.

Para atingir esta hegemonia, a Uneb precisou superar equipes de Universidades como USP e ITA e depois manter este domínio durante os últimos seis anos através de trabalho intenso de pesquisa no estado da arte, sincronizado com o conhecimento mais recente produzido ao redor do mundo.


BahiaRT sagrou-se HEXACAMPEÃO BRASILEIRO em futebol de robôs em 2018.

Para viabilizar estas conquistas numa das iniciativas mais bem sucedidas na história da Uneb, o ACSO sempre contou com o inestimável apoio do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (Campus I) - DCET-I - e da Reitoria da Uneb, principais patrocinadores desta iniciativa. Contamos ainda com o apoio de agências como CNPq, FAPESB e o programa PPG/PICIN que fornecem as bolsas de iniciação científica, cruciais para o desenvolvimento do projeto.

Delegação ainda indefinida

A seleção dos pesquisadores e estudantes que irão representar a Uneb em Sydney ainda está em aberto. Até o momento, já obtivemos o apoio do DCET-I e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) que reconheceram e ratificaram a relevância da participação da Uneb em Sydney solicitando o apoio financeiro da Reitoria para concretizar esta ação.

Para definir a participação da Uneb em mais uma RoboCup, aguarda-se por uma audiência com o Reitor da UNEB, que, durante os últimos anos, tem reconhecido os esforços do ACSO em busca pela excelência científica em Robótica e Inteligência Artifical.