Notícia 092:

Bolsistas do ACSO apresentam trabalhos na Jornada de IC

No período de 16 a 18 de outubro de 2018 a Uneb sediou a XXII Jornada de Iniciação Científica. Durante o evento todos os bolsistas e voluntários de Iniciação científica do período 2017-2018 apresentaram os resultados dos seus projetos diante de uma banca examinadora. No total, quatro bolsistas do ACSO apresentaram seus resultados durante a jornada.


Gabriel apresentou os resultados do projeto sobre uso de tecnologia embarcada para robótica assistiva.

O primeiro a apresentar na tarde do dia 16, foi Gabriel Sousa. Ele apresentou os resultados do projeto sobre uso de tecnologia embarcada aplicada à Robótica Assistiva sob a orientação do professor Jorge Campos. Gabriel continua atuando no ACSO em nova bolsa de iniciação científica desta vez num projeto sobre planejamento de trajetórias em sistemas multiagentes robóticos.


Caroline trabalhou com visão computacional, filtro de ruídos e planejamento em sistemas multiagentes.

A segunda apresentação do ACSO foi de Caroline Santos. Caroline trabalhou com navegação de robôs e durante o seu projeto precisou resolver problemas de visão computacional, filtro de ruídos em sensores e planejamento em sistemas multiagentes. O projeto de Caroline foi orientado pelo prof. Josemar Rodrigues de Souza. A bolsista foi aprovada para uma nova bolsa de IC no período 2018-2019 e está trabalhando num projeto relacionado planejamento em sistems multiagentes robóticos.


Sergio apresentou os resultados de uma ferramenta construída para otimização de movimentos em robôs humanoides simulados.

O terceiro projeto foi na área de otimização de movimentos em robôs humanoides simulados. O bolsista Sergio Souza Jr descreveu o problema e a ferramenta desenvolvida pelo mesmo como solução para otimização de parâmetros de movimentos. A validação foi realizada com otimização de movimentos como: andar, chutar e seleção de trajetória. O projeto foi orientado pelo prof. Marco Simões. No último ano de curso, Sergio agora está desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso dando continuidade às pesquisas realizadas durante a inciação científica.


Yan apresentou os resultados dos experimentos para solução do problema de navegação de robôs de serviço.

O quarto projeto do ACSO foi apresentado pelo bolsista Yan Conceição também sob a orientação do prof. Marco Simões. Yan trabalhou para solucionar o problema de navegação autônoma de robôs de serviço em um ambiente residencial desconhecido. Neste projeto uma quantidade muito grande de experimentos práticos utilizando o robô de seviços desenvolvido no ACSO - BILL - foi realizado por Yan para detectar a necessidade de acoplamento de novos sensores mantendo a diretriz de alto desempenho e baixo custo do projeto de BILL. Yan também conquistou nova bolsa para dar continuidade a sua pesquisa no período 2018-2019.

Todos os projetos apresentados utilizam um berço de testes internacional baseado num conjunto de desafios padrão para a robótica e a inteligência artificial apresentado pela RoboCup Federation. Ao participar destes desafios, os quatro bolsistas do ACSO integraram e interagiram com uma comunidade de mais de 5.000 pesquisadores espalhados em mais de 50 países ao redor do planeta, aumentando e qualificando sua rede de contatos e conhecimentos. Esta estratégia é fundamental para a formação dos bolsistas enquanto pesquisadores e profissionais na sua área de formação.

O ACSO participa das competições científicas de robótica desde 2007 através da equipe Bahia Robotics Team (BahiaRT). Atualmente o BahiaRT é o atual Pentacampeão Brasileiro de futebol de robôs e irá defender o Hexacampeonato durante Competição Latino-americana e Brasileira de Robótica em João Pessoa, no mês de novembro.