Notícia 087:

Em Palestra Concorrida na Campus Party, ACSO apresentou Desafios da Inteligência Artficial para a Robótica Autônoma

No primeiro dia da Campus Party Bahia 2018, o Prof. Marco Simões representou o ACSO/Uneb com a palestra Desafios da Inteligência Artificial para o Desenvolvimento de Robôs Autônomos. A palestra aconteceu no Palco Steam na Itaipava Arena Fonte Nova iniciada às 18 hs. É possível assistir a maior parte da palestra através conteúdo produzido pela Campus Party a seguir.

A palestra contou com grande audiência, lotando o palco Steam e provocando bastante interesse nos campuseros. Ao final, o Prof. Marco Simões ainda bateu papo e esclareceu dúvidas dos campuseros nos corredores do evento durante quase uma hora.

Durante a palestra foram apresentados os conceitos de Agente Inteligente, Robô Autônomo e Sistemas Multiagentes. Em seguida foram apresentadas diversas aplicações reais, já existentes, e outras potenciais aplicações resultantes da união entre Inteligência Artificial e Robótica: Robótica Inteligente.

O palestrante descreveu os principais desafios que precisam ser resolvidos pela ciência no campo da Inteligência Artificial para viabilizar a criação dos robôs autônomos. Em seguida foi exibida a principal resposta que o mundo tem dado para estes desafios através do uso das competições científicas de robótica para unificar os esforços da academia e da indústria ao redor do mundo. A RoboCup foi apresentada como um case de sucesso na parceria entre mercado e universidades em prol do desenvolvimento da Robótica Inteligente. A participação baiana nesta iniciativa global foi destacada através dos projetos, resultados e conquistas do ACSO nesta área.

A UNEB é a única Universidade baiana que participa regularmente da RoboCup nos últimos 11 anos. Representada pela equipe de competições científicas Bahia Robotics Team (BahiaRT) mantida pelo ACSO, a Uneb teve a melhor equipe brasileira nos últimos quatro anos de RoboCup nos desafios de nível superior.

Em 2018, a Uneb já está garantida na RoboCup 2018 para representar o Brasil e a Bahia em Montreal no Canadá no mês de junho, graças ao forte apoio do Reitor José Bites e do diretor do DCET-I Leandro Coelho.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.