Notícia 078:

Em Busca do TETRA !!!

A equipe de competições científicas da Uneb - o Bahia Robotics Team (BahiaRT) - embarcará para Recife-PE na próxima sexta-feira (7/10) para representar a instituição no maior evento de robótica inteligente da América Latina - o Robotica 2016.

O evento sediado na capital pernambucana reúne quatro simpósios - dentre eles o maior do continente o Simpósio Latinoamericano de Robótica (LARS) - e as competições Latinoamericanas e Brasilerias de Robótica (LARC/CBR). O evento acontecerá de 8 a 12/10/2016 e estará aberto gratuitamente ao público a partir do dia 9.

A equipe BahiaRT representará a Uneb na LARC/CBR em três modalidades: Futebol de Robôs Simulação 3D, Futebol de Robôs Very Small Size e RoboCup@Home.

Futebol de Robôs

Na categoria Simulação 3D, o BahiaRT é um dos maiores vencedores nacionais nos últimos anos. Campeão Brasileiro em 2013, 2014 e 2015, a equipe vai em busca do tetracampeonato nacional. Além disto, com as conquistas Latinoamericanas em 2014 e 2015 um título este ano também será o Tricampeonato continental.


BahiaRT vai em busca do Tetracampeonato Brasileiro e Tricampeonato Latinoamericano para aumentar sua galeria de troféus.

Melhor equipe brasileira nas últimas edições da competição mundial com o quinto e quarto lugares conquistados nos últimos dois anos, o BahiaRT é o grande favorito para trazer os troféu de campeão nesta modalidade.

O principal concorrente é a equipe ITAndroids do Intituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-SP) que ficou com o vice-campeonato nos últimos 3 anos.

Em paralelo, a estas competições também será disputada a competição aberta da américa latina. Este é um torneio amistoso aberto a equipes do mundo inteiro. Nesta competição o principal adversário será a equipe FCPortugal que possui um retrospecto extremamente equilibrado de disputas com a equipe BahiaRT. Assim - além do troféu nacional e continental - a equipe unebiana tem como desafio trazer o certificado de campeão da competição aberta derrotando a equipe portuguesa nesta edição.

Ainda no desafio de futebol de robôs, o BahiaRT disputará pelo segundo ano a categoria IEEE Very Small Size Soccer (VSSS). Esta modalidade é utilizada pelo ACSO como porta de entrada para os voluntários que chegam ao grupo como forma de treinamento nos conceitos básicos de hardware, microcontroladores, sistemas operacionais, sistemas distribuídos, controle de robôs, visão computacional e inteligência artificial. A cada ano o grupo de estudantes à frente deste desafio muda. Mesmo assim, este ano a equipe já consegue apresentar algum nível de jogo e espera-se por boas partidas durante a LARC/CBR. Após a competição os estudantes nesta modalidade serão promovidos para outros projetos maiores e mais desafiadores no grupo abrindo espaço para os recém-chegados.

Robôs de Serviços

A modalidade RoboCup@Home é composta por desafios de interação entre robôs e humanos num ambiente residencial. Durante a competição os robôs são submetidos a desafios diversos até que se conheça o grande campeão.

Robô Bill treina na prova Siga-me (Follow Me) para tentar o título na LARC/CBR 2016.

Pioneiro nesta categoria, o BahiaRT foi o primeiro campeão brasileiro da modalidade em 2013. Nos últimos dois anos, a equipe ficou com o segundo lugar coincidindo com o crescimento na quantidade e qualidade das equipes. Hoje, uma das ligas mais equilibradas e atrativas da LARC/CBR promete ter uma disputa muito acirrada na capital pernambucana.

O robô BILL representará a equipe BahiaRT na competição tentando voltar ao topo do ranking nacional.

O principal adversário é a equipe pernambucana do Cesar Voxar Labs que conquistou os dois últimos títulos latinos e brasileiros. o robô BILL foi completamente remodelado nos últimos meses e já apresenta desempenho superior ao ano anterior em provas como reconhecimento de voz e "Siga-me" (Follow me).

Desde o embarque da equipe na sexta-feira (7/10) até o retorno no dia 12/10. Notícias, fotos, videos e boltins diários serão postados na nossa página no Facebook.

BahiaRT é uma iniciativa científica do ACSO/DCET-I/Uneb.