Notícia 076:

ACSO comemora 10 anos com cerimônia, coquetel e exposição de robôs e troféus

Em uma cerimônia oficial, a comunidade científica baiana comemorou na noite desta terça-feira - 30/08/2016 - no teatro Uneb o aniversário de 10 anos de fundação do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistema Operacionais (ACSO). Estiveram presentes ou representados o diretor presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, o Magnífico Reitor José Bites, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Tania Hetkowski, o diretor do DCET-I Daniel Goes, o coordenador geral do ACSO Josemar Souza, o coordenador da linha de pesquisa robótica inteligente do ACSO Marco Simões e o coordenador do colegiado de sistemas de informação Leandro Coelho.

Robô BILL navega pelo campus I da Uneb dirigindo-se ao teatro para iniciar sua performance.

Antes da formação da mesa o robô BILL realizou pequena performance de interação em linguagem natural com o discente Ramon Mercês, demonstrando uma das suas habilidades aos presentes. Em seguida, foi exibido o vídeo institucional comemorativo dos 10 anos do Núcleo que pode ser conferido a seguir.

Video institucional comemora os 10 anos de ACSO.

Após a formação da mesa, foi tocado o hino nacional brasileiro seguido de breve fala do prof. Josemar Souza abrindo os trabalhos. Em seguida o professor Marco Simões proferiu curta apresentação ressaltando as principais realizações e marcos na breve história de 10 anos do grupo.


Professor Marco Simões apresentou principais realizações e marcos nos 10 anos de história do ACSO.

Durante a apresentação foram destacadas as realizações da linha de pesquisa computação de alto desempenho e da linha de pesquisa robótica inteligente. Os troféus conquistados em competições científicas, as contribuições apresentadas à comunidade, as ações de extensão - como a Olimpíada Brasileira de Robótica - os projetos mais recentes e especialmente os egressos do grupo foram os principais pontos da apresentação.


Troféus conquistados nestes 10 anos foram destaque no foyer do Teatro enquanto os presentes confraternizavam em coquetel oferecido pelo ACSO.

Após o discurso das autoridades presentes na mesa, a cerimônia foi encerrada e seguida de um coquetel no foyer do teatro Uneb. Na ocasião os presentes puderam confraternizar, apreciar a exposição de troféus e robôs do ACSO bem como interagir com o robô BILL em língua inglesa, testando as habilidades de pronúncia no idioma.


Robôs desenvolvidos e utilizados pelo ACSO também foram expostos no foyer do teatro.

O ACSO agradece à presença de todos os presentes no evento bem como à todos que nos apoiaram nestes 10 anos de lutas e conquistas. Continuaremos trabalhando pela formação de pessoas, produção de conhecimento científico no estado da arte e difusão de conhecimento para a sociedade baiana, nacional e global. Que venham mais dez vezes dez anos !!!!