Notícia 067

Mais um Egresso do ACSO é aprovado para Mestrado em Computação

Mais uma boa notícia abre o ano de 2016 no ACSO. Outro dos egressos do centro de pesquisa acaba de ser convocado no processo seletivo do Mestrado em Ciência da Computação da UFMG. Alan Deivite graduou-se no curso de Sistemas de Informação no período 2015.1 e agora juntar-se-á a Camila em um dos mais bem conceituados programas de pós-graduação na área.


Egressos do ACSO, Camila Laranjeira e Alan Deivite irão brilhar agora em terras mineiras.

O programa da UFMG está entre os melhores do país com nota máxima (7) na avaliação da CAPES/MEC. Por isto mesmo foi um processo seletivo muito disputado com mais de 200 inscritos e somente 50 vagas disponíveis.

Para conquistar sua vaga, Alan passou por um processo seletivo que consiste na avaliação do projeto de pesquisa e carta de intenção apresentados pelo candidato, avaliação curricular e cartas de recomendação que - no caso de Alan - foram fornecidas pelos pesquisadores do ACSO.

Alan chegou ao ACSO em 2011 participando desde o princípio em projetos de pesquisa na área de robótica, sempre envolvendo questões relacionadas a visão computacional, navegação de robôs e manipulação de objetos. Já no primeiro ano integrou a equipe que desenvolveu um robô capaz de colher grãos de café, diferenciando os grãos verdes dos maduros. Este projeto disputou a competição brasileira de robótica (CBR) em 2011. No ano seguinte o desafio da categoria IEEE Open mudou e Alan - integrando a equipe BahiaRT - desenvolveu um novo robô capaz de recolher lixo na praia. Este robô sagrou-se vice-campeão latino americano de robótica no ano de 2012.


Alan participou do projeto do robô vice-campeão Latino americano de robótica em 2012.

Desde 2013, Alan passou a dedicar-se a um novo projeto de maior duração: a construção de um robô de serviços capaz de interagir com humanos em uma residência atendendo às suas necessidades. Este projeto é validado anualmente através da categoria RoboCup@Home tanto na competição mundial RoboCup quanto nas competições brasileira e latino americana. Este projeto obteve a marca de ser o primeiro robô brasileiro a consequir qualificar-se para uma competição mundial nesta modalidade em 2015 além de ser o robô brasileiro melhor classificado nesta edição da competição.

No âmbito doméstico, o robô Bill já conquistou um título de campeão brasileiro e foi duas vezes vice-campeão latino-americano.

Em 2013, Alan ainda foi destaque na capa do Diário Oficial do Estado da Bahia pela sua atuação como integrante da equipe BahiaRT do ACSO nas competições científicas.

Ao final de 2015, Alan apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com nota máxima conquistando o título de Bacharel em sistemas de informação.

O ACSO deseja todo o sucesso a Alan em sua nova jornada e continua sempre com as portas abertas para futuras parcerias científicas.