Notícia 024

Estudantes do ACSO/UNEB são Campeões do VII Campeonato de Programação Universitário (CPU) durante a ERBASE 2009

Os estudantes do curso de Sistema de Informação da UNEB, Campus I, participaram na semana de 4 a 8 de maio de 2009 da IX ERBASE (Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe) em Ilhéus.

Para viabilizar a viagem até o sul do estado, a UNEB cedeu um ônibus permitindo o deslocamento de 22 estudantes da instituição para participar do principal evento promovido regularmente pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) nesta região.

Chegando a Ilhéus, os estudantes José Grimaldo Filho, Adailton Cerqueira Junior e Fagner Pimentel descobriram na programação que haveria um Campeonato de Programação Universitário (CPU) como evento paralelo à ERBASE. O CPU é organizado há sete anos pelos estudantes da UESC e sua empresa junior - a TecnoJr. O evento consiste numa competição em que times de alunos têm que resolver desafios lógicos e apresentar soluções para os mesmos em forma de um programa de computador. As equipes que desenvolverem as soluções mais corretas e em menor tempo marcam mais pontos.

O CPU é inspirado em eventos nacionais como a Maratona de Programação da SBC e internacionais como o Concurso de Programação da ACM (ICPC).


Foto 1: Equipe BRT, Campeão do VII CPU.

Os três estudantes, membros do ACSO, inscreveram uma equipe denominada BRT (Bahia Robotics Team) em alusão ao projeto de pesquisa que desenvolvem no grupo. Ao final do evento, a equipe dos alunos unebianos faturou o primeiro lugar na competição, recebendo medalhas, certificados e três subwoofers.


Foto 2: Cerimônia de Premiação em Ilhéus

Clique AQUI para ver um video da cerimônia de premiação da equipe BRT em Ilhéus.

A Competição

Na sua sétima edição, a competição foi disputada em 2009 pela primeira vez como um evento paralelo à ERBASE. Treze equipes participaram da competição, sendo nove da UESC (Ilhéus), duas da UFS (Aracaju), uma da FRB (Salvador) e uma da UNEB (Salvador).

Os três melhores foram:

Campeão: BRT - UNEB
Vice-Campeão: Coaraci - UESC
3o Lugar: Alpha Centauro - UFS


Foto 3: Uma das medalhas recebidas como premiação no CPU 2009.

Os estudantes do ACSO resolveram com sucesso três desafios para obter o título de campeão da CPU.

O sucesso do evento em 2009, levou à comissão organizadora da ERBASE a oficializar o evento como parte integrante da ERBASE. A partir de 2010 o evento será chamado PROG-BASE e deverá acontecer de forma regular em todas as edições da ERBASE.

Formação Sólida

Este resultado reflete a sólida formação recebida pelos nossos estudantes no curso de Sistemas de Informação da UNEB. Já avaliado por duas vezes no ENADE como melhor curso de SI do norte-nordeste e um dos cinco melhores do Brasil, os alunos formados na UNEB desenvolvem competências diversas que vão da programação de computadores a Gerência de Projetos, passando pela Engenharia de Software e formação básica em TIC.

O título conquistado no CPU pela equipe BRT deve servir de motivação para que outros alunos do curso possam participar de forma mais ativa dos próximos PROG-BASE e das Maratonas de Programação da SBC.