Notícia 023

Artigo do ACSO é premiado com Menção Honrosa durante IX ERBASE

Durante o período de 4 a 8 de maio de 2009, aconteceu em Ilhéus-BA a IX Escola Regional de Computacão Bahia, Alagoas, Sergipe (ERBASE). Principal evento promovido anualmente pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) na sua regional Nordeste 3 (compreende os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe), a ERBASE 2009 foi organizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O evento possui programação ampla e de alta qualidade incluindo palestras, minicursos, laboratórios, mesas redondas e outros eventos paralelos. Um dos eventos paralelos mais tradicionais da ERBASE é o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação (WTICG). Este evento é um fórum para publicação dos principais trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos de graduação dos três estados envolvidos. São aceitos trabalhos de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso (TCC) de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informações ou cursos correlatos desenvolvidos em instituições dos três estados.

Em 2009, o WTICG teve uma quantidade de submissões superior a 80 artigos. Destes, apenas os 40 melhores foram selecionados para apresentação durante a ERBASE 2009. Conforme já divulgado anteriormente, o ACSO teve 3 artigos aceitos dentre estes 40 melhores.

Durante o evento, foram escolhidos os 5 melhores trabalhos para premiação. Os critérios envolvem o conteúdo e qualidade dos artigos já aceitos e também das apresentações durante o evento.

Neste ano, o ACSO teve um de seus artigos premiado entre os cinco melhores com Menção Honrosa. O trabalho Uma Estratégia para Seleção de Agentes Heterogênos para o Futebol de Robôs Simulado de autoria da estudante Luciana Silva (FIB) sob a orientação do Prof. Marco Simões (UNEB).


Foto 1: Luciana trabalhando nos laboratórios do ACSO/UNEB.

O trabalho faz parte do projeto de robótica inteligente desenvolvido no ACSO com a participação de estudantes da UNEB e FIB. Luciana atua há mais de dois anos no ACSO inicialmente com uma bolsa de Iniciação Científica conseguida junto à FAPESB por intermédio da sua instituição e no último ano trabalhando como voluntária no ACSO.

É a segunda vez que o ACSO obtem uma premiação no WTICG. Antes, tivemos um artigo escolhido como melhor TCC da região durante o WTICG 2007 em Vitória da Conquista.

Esta premiação confirma os bons resultados gerados pelos projetos de pesquisa da UNEB e do ACSO nos últimos dois anos bem como reforçam a motivação dos estudantes do ACSO para continuar sua trajetória de sucesso.